O jardim do Monte Latito e o parque da Cidade, foram novamente galardoados com o Green Flag Award (Prémio Bandeira Verde), um dos mais prestigiados selos internacionais de qualidade para espaços verdes públicos.
A atribuição deste prémio acontece num momento em que Guimarães se prepara para assumir o título de Capital Verde Europeia 2026, reforçando o reconhecimento internacional da cidade pelas suas boas práticas ambientais.
Neste contexto, “o jardim do Monte Latito volta a receber o prémio, que mantém desde 2021, sendo valorizado pelo estado de conservação exemplar, pelas práticas sustentáveis e pelo cuidado diário na preservação da paisagem. Já o parque da Cidade é distinguido pela terceira vez consecutiva, com o júri internacional a destacar a versatilidade do espaço, a diversidade de equipamentos e a aposta contínua na biodiversidade urbana” – revela um comunicado.

O Green Flag Award é atribuído pela organização britânica Keep Britain Tidy e distingue espaços verdes que cumprem critérios rigorosos em áreas como limpeza, segurança, manutenção, conservação da natureza e envolvimento da comunidade. Este ano, 163 espaços de nove países europeus foram premiados, entre os quais oito em Portugal, um número que sublinha o crescente compromisso nacional com a qualidade urbana e ambiental.
Ver mais: Guimarães 2030 | Laboratório da Paisagem
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


