Engenharia Aeroespacial (188,5), Medicina (183,5), Direito (173,3) e Arquitectura (172,8) foram os cursos que registaram uma nota de entrada superior a 17 valores. E estão na linha da frente da qualidade de ensino que distingue a universidade minhota. Acresce que outras 10 licenciaturas tiveram uma classificação mínima igual ou superior a 16 valores.
Na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior (CNAES) foram colocados 2.700 estudantes para o ano lectivo 2025/2026, ou seja 89% das 2.985 vagas colocadas em oferta ao universo estudantil.
Os resultados agora anunciados pela Direcção Geral de Ensino Superior (DGES) mostram que a UMinho foi a primeira opção para 3.139 candidatos – e desses foram colocados 1.723 -, o que confirma a reputação e a qualidade do seu ensino.
Os resultados da UMinho evidenciam uma tendência nacional de diminuição do número de candidatos ao ensino superior, tendo-se registado uma quebra na procura de 16,4% face à mesma fase do ano anterior. Nesta primeira fase do 49.º Concurso Nacional de Acesso foram, assim, colocados 43.899 novos estudantes no ensino superior público, o que corresponde a uma diminuição de 12,1% em relação à mesma fase do concurso de 2024; verificando-se um aumento de 130% de vagas sobrantes.
No caso da UMinho, assistimos a uma redução de cerca de 10% no número de estudantes admitidos em comparação com o ano anterior, sendo que a maioria dos cursos (42) teve ocupação total das vagas.

As matrículas dos novos estudantes decorrem de 25 a 28 de Agosto e realizam-se exclusivamente online, onde é possível encontrar um tutorial sobre todo o processo de inscrição e outras informações relevantes. Os colocados podem ainda esclarecer aí as suas dúvidas através de um chatbot ou por via telefónica (253 604 112). Um grupo de alunos das várias áreas de formação (“embaixadores” e “integradores”) vai acompanhar os novos colegas nesta fase, auxiliando os novos estudantes em todo o processo de inscrição e integração.
A reitoria, as escolas/institutos e a Associação Académica (AAUMinho) prepararam igualmente uma semana de acolhimento para os novos estudantes. De 9 a 12 de Setembro, estes vão poder conhecer a universidade e os seus serviços, o centro histórico das duas cidades e as tradições académicas, mas também participar em tertúlias com alunos diplomados e de intercâmbio, em actividades culturais, recreativas e desportivas.
A sessão de boas-vindas, com o reitor Rui Vieira de Castro e o presidente da AAUMinho, Luís Guedes, está marcada para o dia 12, às 17h00, no anfiteatro natural do campus de Gualtar, em Braga, seguindo-se um sarau com a actuação dos grupos culturais da academia. As actividades lectivas arrancam a 15 de Setembro e o primeiro semestre termina a 31 de Janeiro de 2026.
As candidaturas à segunda fase do CNAES realizam-se de 25 de Agosto a 3 de Setembro, sendo os resultados divulgados a 14 de Setembro e as matrículas efectuadas nos três dias seguintes. Para essa fase, a UMinho tem 320 vagas sobrantes, distribuídas por 17 cursos. Este número pode crescer caso haja colocados da primeira fase que desistam ou não se matriculem, conforme informação a divulgar pela DGES a 2 de Setembro. Mediante as vagas sobrantes ao dispor, a terceira fase de candidaturas está definida para 23 a 25 de Setembro, sendo os seus resultados conhecidos a 1 de Outubro.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


