São Torcato: requalificação da Unidade de Saúde em concurso

Data:

A Câmara Municipal abriu o concurso público para a empreitada de requalificação da Unidade de Saúde Familiar, em São Torcato.

A intervenção tem como objectivo melhorar as condições físicas e funcionais do edifício, que serve actualmente cerca de 10.587 utentes. E vai ser financiada pelo PRR no eixo ‘Cuidados de Saúde Primários com mais resposta’.

PUB

Instalado num piso, com uma pequena cave destinada a garagem e casa das máquinas, o edifício, com uma área de implantação de 734,86m2, foi construído em 2009, e inaugurado em 2010, durante o Governo de José Sócrates.

Actualmente o edifício apresenta diversas deficiências, incluindo infiltrações, problemas de acessibilidade, e deterioração das instalações técnicas.

Uma situação que justifica a requalificação cujo objectivo “é assegurar que o edifício cumpra os padrões actuais de segurança, acessibilidade, eficiência energética, e funcionalidade. A intervenção deverá eliminar barreiras arquitectónicas, resolver problemas estruturais e modernizar as instalações técnicas, sempre em conformidade com as normas legais e ambientais”.

Centro Paroquial pode vir a acolher a Unidade de Saúde Familiar. © Direitos Reservados

O impacto financeiro da obra será repartido pelos anos de 2025 e 2026, num total 858.790,18€ (+IVA). E a empreitada tem 240 dias para ser executada, o que vai obrigar, possível e provavelmente, a mudança de instalações durante a sua execução.

Admite-se assim que as instalações do Centro Paroquial recentemente remodeladas possam servir de posto médico temporário durante os oito meses seguintes à adjudicação da obra.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

ULSAAVE: vai centralizar Cuidados de Saúde Primários

Um percurso de cuidados integrados que reforçam a centralidade...

Saúde: prossegue requalificação das USF’s do concelho

As Unidades de Saúde Familiar (USF) de Serzedelo e...

ULSAAVE: organiza a 4ª edição do Congresso de Segurança e Saúde Ocupacional do Vale do Ave

A 4.ª edição do Congresso de Segurança e Saúde...

Sangue: colheitas em Novembro abrangem vilas e zonas urbanas

Fermentões, Azurém e São Faustino são as freguesias do...