Estão ligadas aos sectores do ensino e da educação e participam no evento que termina amanhã. São cerca de dois mil participantes que procuram saber mais sobre a inovação e o futuro da Educação.
José Pacheco foi o primeiro orador que salientou a importância da criação de “um vínculo emocional” entre professor e aluno para que este último possa assimilar a aprendizagem.
“Não sei o que são férias, Domingos e feriados. E sinto muito orgulho disso, porque a vida é serviço”, sublinhou o criador da Escola da Ponte, uma referência e estudo no panorama educativo em Portugal e no Mundo.
“Queremos ajudar a valorizar a educação, valorizar e potenciar os professores.”
Organizado pela associação Nova Escola, o evento que conta com diversas palestras, workshops e exposições, quer ajudar a evoluir o sistema educativo. “O primeiro grande objectivo é criar um grande palco para a educação. Queremos ajudar a valorizar a educação, valorizar e potenciar os professores e tornar esta profissão muito mais apelativa para jovens profissionais”, referiu Renato Pacheco da organização.

Para o vereador do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal de Guimarães, o concelho “é um território que acredita e aposta na educação”. Nélson Felgueiras diz ser da opinião de que a Educação deve estar em constante mudança. “Se este Education Summit apontar caminhos para uma educação mais eficaz e para um trabalho mais inspirador dos professores, já estamos a dar um contributo decisivo para uma construção comunitária”, concluiu.
O ‘Education Summit’ prossegue hoje com um painel de luxo de palestrantes, onde se destacam Bárbara Salgueiro, Elisa Guerra e Carlos Gonzalez.
António Zambujo encerra o evento amanhã, Sábado (dia 12 de Abril), que ao longo do dia contará com conferências de Marcos Piangers e Eduardo Sá.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.