Quinta de Ponte: terá seis hectares e será requalificada para fins de lazer e fruição pública

Data:

O Município de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a união de freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia assinarão um protocolo de cooperação com vista à implementação do projecto ‘Parque Florestal da Quinta de Ponte’.

A sessão de assinatura e apresentação pública do projecto está marcada para amanhã, dia 22 de Março, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja.

A Quinta de Ponte, situada na freguesia de São Salvador de Briteiros, integra um conjunto de terrenos rústicos legados à Sociedade Martins Sarmento pelo arqueólogo Francisco Martins Sarmento. Com cerca de seis hectares, esta área preserva características naturais importantes e será requalificada para fins de lazer e fruição pública.

O projecto do ‘Parque Florestal da Quinta de Ponte’ visa criar um espaço de lazer naturalizado, que aproveite a paisagem envolvente e promova a sustentabilidade ambiental. A intervenção está alinhada com o projecto ‘Green Gap’, financiado pelo programa Interreg POCTEP (2021-2027), que prevê a renaturalização do rio Febras através da remoção de espécies invasoras e da plantação de vegetação autóctone.

A Sociedade Martins Sarmento sempre teve a intenção de disponibilizar estes terrenos para uso público, tendo inclusive desenvolvido, no passado, um projecto de quinta pedagógica.

A união de freguesias de Briteiros formalizou o seu interesse em colaborar na concretização de um parque de lazer, contando com o apoio do Município de Guimarães, em 2022.

A criação deste parque reforça o compromisso do Município com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, proporcionando um espaço de lazer e contacto com a natureza tanto para os habitantes locais como para os visitantes da região. O projecto contribuirá também para a valorização do património cultural e natural do território, criando um elo entre o Museu da Cultura Castreja, a Citânia de Briteiros e o Castro de Sabroso.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Eurocities: participação de Guimarães no Fórum Ambiental foi renovada

A participação de Guimarães, no Fórum Ambiental da rede...

CVE 2026: cerimónia de abertura marcada para dia 9 de Janeiro

Já é conhecida a identidade visual 'Guimarães 26 -...

Mobilidade: Semana Europeia começa hoje com compromisso de redução das emissões de carbono

É uma iniciativa da Comissão Europeia que promove hábitos...

Guardiões da Natureza: jovens participaram no arranque do CIRP

Jovens voluntários de diferentes nacionalidades (Taiwan, Vietnam, Polónia, Itália,...