Quinta de Ponte: terá seis hectares e será requalificada para fins de lazer e fruição pública

Data:

O Município de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a união de freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia assinarão um protocolo de cooperação com vista à implementação do projecto ‘Parque Florestal da Quinta de Ponte’.

A sessão de assinatura e apresentação pública do projecto está marcada para amanhã, dia 22 de Março, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja.

A Quinta de Ponte, situada na freguesia de São Salvador de Briteiros, integra um conjunto de terrenos rústicos legados à Sociedade Martins Sarmento pelo arqueólogo Francisco Martins Sarmento. Com cerca de seis hectares, esta área preserva características naturais importantes e será requalificada para fins de lazer e fruição pública.

O projecto do ‘Parque Florestal da Quinta de Ponte’ visa criar um espaço de lazer naturalizado, que aproveite a paisagem envolvente e promova a sustentabilidade ambiental. A intervenção está alinhada com o projecto ‘Green Gap’, financiado pelo programa Interreg POCTEP (2021-2027), que prevê a renaturalização do rio Febras através da remoção de espécies invasoras e da plantação de vegetação autóctone.

A Sociedade Martins Sarmento sempre teve a intenção de disponibilizar estes terrenos para uso público, tendo inclusive desenvolvido, no passado, um projecto de quinta pedagógica.

A união de freguesias de Briteiros formalizou o seu interesse em colaborar na concretização de um parque de lazer, contando com o apoio do Município de Guimarães, em 2022.

A criação deste parque reforça o compromisso do Município com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, proporcionando um espaço de lazer e contacto com a natureza tanto para os habitantes locais como para os visitantes da região. O projecto contribuirá também para a valorização do património cultural e natural do território, criando um elo entre o Museu da Cultura Castreja, a Citânia de Briteiros e o Castro de Sabroso.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

EURESFO: os primeiros passos para a organização do fórum

O European Urban Resilience Forum (EURESFO) promoveu uma visita...

Vitrus: fiscalização ambiental registou 616 ocorrências em 2025

O balanço da actividade do serviço de fiscalização ambiental,...

São Torcato: mais de duas mil árvores plantadas na Pedra Fina

É mais uma acção em que o tecido empresarial...

CVE 2026: Ricardo Araújo quer Guimarães “uma cidade mais verde, mais justa e mais resiliente”

Guimarães passou a respirar o ar da Capital Verde...