Education Summit: encontro para valorizar educação e professores em Abril

Data:

O ‘Education Summit’ pode receber até 2500 participantes das mais variadas áreas do ensino e promete ser o primeiro passo para a valorização da educação e dos professores em Portugal.

A missão e os objectivos deste evento foram apresentados publicamente pela Nova Escola, entidade que o organiza e que decorrerá de 10 a 12 Abril, em Guimarães.

Haverá conferências, table talks, workshops e exposições. Alguns palestrantes já foram anunciados. O último conhecido é Eduardo Sá. Mas há mais: Marcos Piangers, José Pacheco, Elisa Guerra, Carlos Gonzalez e Michaela Horvathova.

“O objectivo do encontro passa pela valorização da educação e dos professores.”

A Nova Escola como promotora e organizadora deste encontro, pretende a discussão de vários temas sobre educação, desde a creche até ao secundário. “O objectivo do encontro passa pela valorização da educação e dos professores” – salienta. Mas “trazer para um palco mais amplo os mais variados temas a debate, num desafio constante à mudança do ensino actual”, também é intenção.

‘Education Summit’ será igualmente um espaço de networking em que os professores poderão explorar novas competências e levar para as suas escolas e para os seus alunos outras realidades.

Renato Pacheco, presidente da Nova Escola – um projecto com dois anos e meio – confirmou este desejo ao dar a conhecer o evento, que tem o apoio dos Municípios do Quadrilátero Urbano.

Os vereadores com o pelouro da Educação dos Municípios de Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Braga confirmaram o apoio a esta iniciativa, consideram “fundamental numa altura de mudança do mundo que a escola tem que saber acompanhar”. E confirmaram que as quatro autarquias vão pagar as entradas no encontro, sendo transferidos para todos os agrupamentos de escolas 40 mil euros.

“É a partilhar experiências que a educação evolui e com ela o próprio território.”

“Abraçamos projectos como este porque percebemos que é a partilhar experiências que a educação evolui e com ela o próprio território onde nos inserimos” – acentuou Adelina Pinto, vereadora do Município de Guimarães. 

António Zambujo vai encerrar o encontro com um concerto.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Teatro Solidário: CERCIGUI recebe parte do grito artístico contra o “tumor” do silêncio social

'Tumor', uma criação da Banda Musical de Fajões, que...

PIEP: promove literacia ambiental na escola de Pevidém para mais de 100 alunos

O PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de...

UMinho: Pedro Arezes toma posse amanhã como reitor

O professor catedrático Pedro Arezes toma posse esta Quarta-feira,...

Guimarães: uma Cidade Natal em tempo de Festas Nicolinas

Misturam-se no ar os sons de caixas e tambores...