13.4 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 25, 2025

Calçado: Micam com marcas e empresas de Guimarães

Economia

Termina, hoje, em Milão, mais uma edição da Micam, a maior feira de calçado do mundo, onde as empresas e marcas portuguesas se mobilizaram para participar.

A expectativa, à partida, era de confrontar a previsão do ‘World Footwear Survey’ que admitia um crescimento de 8,4% do consumo mundial de calçado, em 2025.

Essa previsão, estendia-se, também, a mercados específicos como a Oceânia onde o crescimento esperado era de mais 25%, em África de 13,3%, na Ásia de 9,2% e na América do Norte de mais 8,3%.

A Europa enquanto mercado de referência para o calçado português, deverá estagnar segundo aquele estudo.

Conscientes desses indicadores, as empresas foram em força para Milão, tentando aproveitar o retorno económico mundial, afectado por crises de latitudes e causas diferentes. Num sector onde o custo das matérias-primas e mercadorias e com a concorrência nos mercados internos, são uma dor de cabeça para os produtores de calçado. 

Empresas procuram novos mercados para crescer em vendas. © Micam Milano

“As principais economias mundiais continuam a dar sinais de forte estagnação.”

“Todos os indicadores apontam para que 2025 seja um ano muito exigente, na medida em que as principais economias mundiais continuam a dar sinais de forte estagnação. São muitos os sinais de incerteza”, lamentou Luís Onofre, presidente da APICCAPS. 

“Do nosso lado”, acrescentou, “temos de continuar o esforço de procurar novos mercados, pois só com uma atitude pró-activa no desenvolvimento de novos produtos e conquista de novos clientes poderemos atenuar um momento conjuntural particularmente complexo”.

Neste contexto, marcaram presença na Micam empresas e marcas de Guimarães, a saber:

  • Ambitious, Cruz de Pedra, Fly London, Softinos, As Portuguesas, Overstate, Paradigma, Penha, Calsuave e Take a Walk.

Foto © Micam Milano

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias