Gonçalo Regalado já iniciou o seu mandato de presidente do Banco Português de Fomento (BPF) apostando na proximidade e na parceria com a economia, potenciando o investimento e a consolidação do seu papel ao serviço das empresas.
Há um compromisso que o novo presidente assumiu: financiar o crescimento e a competitividade da economia portuguesa.
“Queremos ser um parceiro próximo, ágil e eficaz, ajudando a construir um Portugal mais competitivo.”
“O Banco Português de Fomento tem a responsabilidade de impulsionar o crescimento das empresas portuguesas, garantindo acesso a financiamento estratégico e promovendo a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização. Queremos ser um parceiro próximo, ágil e eficaz, ajudando a construir um Portugal mais competitivo e resiliente. Queremos, sem dúvida, ser o banco das empresas em Portugal e uma referência europeia na banca de desenvolvimento promocional”, destaca Gonçalo Regalado.
Também ficou a conhecer-se a nova visão do banco e o seu posicionamento reforçado, actuando em três pilares fundamentais: mais proximidade com as empresas, garantindo soluções de financiamento acessíveis e ajustadas às suas necessidades; soluções financeiras estratégicas, simplificando o acesso ao crédito e capitalização; e maximização dos fundos europeus, alavancando o investimento nacional e estrangeiro para um crescimento sustentado.
A nova equipa de gestão, composta por profissionais de referência no sector financeiro, está focada na criação de instrumentos inovadores, que facilitem o acesso ao crédito e reforcem a competitividade das empresas.
O BPF acaba de anunciar um conjunto de garantias financeiras essenciais para dinamizar o sector empresarial, num total que ascende a 14,6 mil milhões de euros ao longo do ano de 2025.

Reforça, ainda, as suas parcerias com o BEI, o FEI e entidades multi-laterais, consolidando um eco-sistema financeiro robusto e inovador ao serviço das empresas em Portugal.
O Banco Português de Fomento vai apresentar, ainda, um conjunto abrangente de soluções financeiras para PME’s, startups e grandes empresas, tais como linhas de financiamento, programas de capitalização, parcerias com instituições europeias, apoio à exportação e à internacionalização. Um novo modelo de garantias pré-aprovadas, com a inclusão de até 150 mil empresas, numa iniciativa que assegura um impulso imediato ao investimento empresarial.
“Estamos, e estaremos, ao lado das empresas que fazem Portugal crescer.”
A nova estratégia do BPF visa consolidar o banco como uma referência na banca promocional europeia, promovendo mais financiamento para empresas que investem e inovam, mais investimento estratégico para transformar Portugal e mais crescimento sustentável e competitivo. “O futuro começa agora. Estamos, e estaremos, ao lado das empresas que fazem Portugal crescer”, sublinhou o presidente.
A nova equipa de gestão é composta ainda por Bruno Rodrigues (ex-Allianz, Banco Português de Fomento), Tiago Mateus (ex-Millennium BCP), Marta Penetra (ex-PWC, Unicre, BNI Europa, SGM), Luís Guimarães (ex-HSBC Singapura) e Teresa Fiúza (ex-Portugal Ventures, Lisgarante, Montepio).
VER MAIS: Plano de Acção do Banco Português de Fomento
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.