UMinho: Margarida Balseiro Lopes conheceu o Deucalion

Data:

Entre os pólos de Braga e Guimarães andou a ministra da Juventude e Modernização de Portugal que deslocou-se à Universidade do Minho para consolidar estratégias na área da Inteligência Artificial (IA).

Margarida Balseiro Lopes foi recebida pelo vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, no campus de Gualtar, em Braga. De seguida, participou numa reunião com investigadores e professores do grupo de Inteligência Artificial do Lasi/Algoritmi da Escola de Engenharia.

PUB

Já em Guimarães Margarida Balseiro Lopes, foi conhecer as instalações do principal supercomputador português, o Deucalion, no campus de Azurém. Capaz de executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo, esta infra-estrutura visa acelerar a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em diversos domínios, sendo gerida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No final da visita, reuniu com a equipa de gestão e operação do supercomputador.

A ministra pretendeu recolher nesta visita contributos para desafios como a definição das políticas públicas, a modernização do sector público, a capacitação da juventude, o fomento e descentralização da inovação e do empreendedorismo, a atracção de investimentos e de parcerias e a responsabilidade ética e de regulação, procurando assim alinhar Portugal com as tendências globais da IA e garantir que o país se torna também protagonista na área.

A UMinho tem tido um papel pioneiro na ciência de dados, destacando-se, a nível nacional, ao lançar um curso com um ramo de Informática (1977), criar o primeiro email (1985), desenvolver a primeira ligação à Internet e a Home Page de Portugal (1991), dinamizar a comunidade online mais duradoura (Moosaico, 1994), promover a I Conferência WWW (1995), lançar a primeira LAN Party (2001), aderir à rede-piloto Campus Virtual (2003), fundar o Quanta Lab (com o INL, 2016), promover a adesão à rede mundial em tecnologias quânticas (IBM Q Network), estabelecer o centro de supercomputação MACC (2017, com a FCT e a UT Austin), coordenar o maior laboratório associado do país e único em IA (LASI, 2021) e sediar o Deucalion (2023), entre outros aspectos.

O cartão de cidadão electrónico, o apoio à lei sobre certificação digital e às eleições ao Parlamento Europeu, bem como a aplicação StayAway Covid estão entre os inúmeros projectos de investigação desenvolvidos.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina 2025: A Chave para a Tolerância Imunitária

O Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina de 2025...

Investigação quer melhorar as condições de jovens NEET

Uma revisão de estudos revela que jovens NEET têm...

IA pode ser aliada na deteção precoce de doenças cardíacas

Os docentes da Faculdade de Ciências da Universidade do...

UMinho: tem 69 cientistas entre os mais citados do mundo

A Universidade do Minho tem 69 cientistas no grupo...