SMS: ‘O Mundo Novo do Mundo’ descoberto por Vasco da Gama em exposição

Data:

Volvidos 500 anos sobre a morte de Vasco da Gama (1469-1524), a Sociedade Martins Sarmento (SMS) lembra esta importante figura dos ‘Descobrimentos Portugueses’, cuja acção se liga indelevelmente à descoberta do caminho marítimo para a Índia, apresentando a exposição ‘Vasco da Gama, O Mundo Novo do Mundo’.

Figura do imaginário colectivo, Vasco da Gama surge-nos, como afirma Luís Adão da Fonseca (1997), sob uma “imagem complexa e um perfil multifacetado (…) que, protagonizando um momento cúspide da história nacional e universal, acaba por ser dificilmente definível”.

A exposição bibliográfico-documental promove um olhar sobre a figura de Vasco da Gama e a viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia, cujo poema épico de Luís Vaz de Camões – ‘Os Lusíadas’ – imortaliza.

A exposição encontra-se patente, na sala de leitura da biblioteca da Sociedade Martins Sarmento, de 21 de Novembro a 25 de Janeiro de 2025, de Terça-feira a Domingo.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Museu Arqueológico: Sociedade Martins Sarmento integra-o na ‘Rede Portuguesa de Museus’

O Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, é um...

Muralha: visita aos locais onde a comunidade judaica viveu em Guimarães

Descobrir algo que se perdeu no tempo, nomeadamente a...

Conferências: ‘Museus a unir um Mundo dividido’, terão início a 17 de Outubro

O Museu de Alberto Sampaio (MAS) realiza nas suas...

Dia Nacional: mais de 3.500 pessoas “cercaram” o Castelo de Guimarães

O Monte Latito, foi “invadido” pelos visitantes que chegaram...