Actuará, em quinteto, acompanhado pelo guitarrista (e seu neto) Lamar Smith, pela violoncelista Ashley Walters e por uma secção rítmica de contrabaixo e bateria, que será assegurada por dois experientes músicos britânicos (John Edwards e Mark Sanders).
Com 82 anos, este americano, nascido no Mississípi, foi um dos três finalistas do prémio Pulitzer de Música de 2013 por ‘Ten Freedom Summers’, lançado em 22 de Maio de 2012.
Wadada Leo Smith, tem um percurso no jazz, de “dimensão colossal”, considera Ivo Martins, director artístico do Guimarães Jazz, que hoje (21h30), entra na segunda e última semana de concertos.
E a sua inegável influência na música contemporânea, torna-o a grande figura de relevo histórico do programa do Guimarães Jazz 2024. O trompetista é um músico fundamental dos últimos cinquenta anos que, em Guimarães, se apresentará em quinteto para um concerto que se antecipa histórico.
“A sonoridade única do seu trompete, um som simultaneamente expressivo e depurado, e a versatilidade do seu ímpeto criativo, cristalizado numa música que flui harmoniosamente com a passagem do tempo, são características que contribuem decisivamente para o estatuto icónico de Leo Smith” – salienta uma nota de imprensa do festival.
Após uma semana marcante e luminosa vivida entre público e artistas – com a diversidade de estilos e formatos dos espectáculos de Ambrose Akinmusire, Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Sara Serpa, André Matos, Jeff Ballard e Craig Taborn, entre outros – a 33ª edição do Guimarães Jazz prossegue com entusiasmo para a sua segunda semana com concertos protagonizados por Wadada Leo Smith, John Escreet, Dzijan Emin com Orquestra de Guimarães, Tommaso Perazzo, Marcelo Cardillo, Sonoscopia, entre muitos outros. A frequência jazzística continua também em alta com as oficinas de jazz e as jam sessions que têm lugar no Centro Cultural Vila Flor e na Associação Convívio, respectivamente.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.