A obra infanto-juvenil, condensada num livro para pequenos, jovens e maiores, é um guia alegre, despretensioso, interactivo e original sobre as Festas dos Estudantes de Guimarães.
“Não é um manual de boas práticas (nem de más), mas antes uma apresentação dos números, das particularidades e especificidades de um dos traços identitários e diferenciadores de Guimarães” – considera o seu autor.
Paulo César Gonçalves, informa que “esta terceira edição apresenta um título simplificado (deixando cair o que nas anteriores edições vinha entre parêntesis), recuperando a ideia original, um posfácio do professor Jean-Yves Durand, antropólogo responsável pela candidatura das Nicolinas à Unesco, e prefácio do professor António Amaro das Neves, para além de algumas pequenas mudanças”.
A reedição da obra foi um trabalho colaborativo, com a participação de entidades públicas e privadas, assim como de pessoas mais ou menos anónimas. “Esta empreitada é a prova da valia que a educação colaborativa pode ter” – salienta.
Entretanto, o Manual Nicolino encontra-se em fase de reserva.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.