Vitrusbus: apresentados três autocarros para o Transporte de Passageiros Flexível

Data:

Depois da concessão dos transportes urbanos à Guimabus, o Município entregou à Vitrus Ambiente a exploração do Transporte de Passageiros Flexível de Guimarães. 

Um serviço complementar da rede de transporte público que pretende compensar a falta a de oferta em períodos de menor procura, fazendo sempre a ligação com a paragem mais próxima do serviço regular. 

O serviço só pode ser utilizado por marcação prévia – através do número 800 50 60 60 – até às 15h00 do dia anterior à sua utilização.

© PUB

As características deste serviço permitem aos utentes servir-se dos passes dos transportes urbanos e inter-concelhios, de forma gratuita, abrangendo crianças até aos três anos de idade.

E têm outras vantagens: o transporte flexível é amigo do ambiente, pois, utiliza três viaturas eléctricas, incluindo-se num serviço de coesão territorial, abrangente e alargado a 10 zonas, com dois novos circuitos a funcionar entre as 08h00 e as 20h00, no interior da freguesia de Polvoreira, e na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém, nos dias úteis.

O transporte flexível representa um investimento de 805 mil euros.

A cerimónia de apresentação deste novo serviço, ocorreu no largo Cónego José Maria Gomes, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães.

A adjunta da Secretária de Estado da Mobilidade, Teresa Santos, registou o impacto e a importância da transição energética e o objectivo de ter mais pessoas a servirem-se dos transportes públicos. “É um sistema mais integrador e inclusivo, que vai contribuir para uma melhor qualidade de vida dos vimaranenses”, sublinhou referindo-se ao projecto Vitrusbus

O presidente da Câmara reconheceu alguma dificuldade na implementação deste tipo de transporte a exigir “um foco intensivo”. Mas manteve a convicção de que “o transporte flexível faz muita falta e que terá de ser aumentado no futuro”.

Referiu que a coesão territorial sustenta a mobilidade, falando das respostas que estão a ser estudadas com o Governo e o Quadrilátero Urbano (Guimarães, Braga, Vila Nova de Famalicão e Barcelos). 

Sérgio Castro Rocha, presidente da Vitrus Ambiente, citou o Ministro das Infraestruturas ao dizer que “a mobilidade é o pilar da democracia” e defendeu que o transporte flexível “é um desafio grande”.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

EURESFO: os primeiros passos para a organização do fórum

O European Urban Resilience Forum (EURESFO) promoveu uma visita...

Vitrus: fiscalização ambiental registou 616 ocorrências em 2025

O balanço da actividade do serviço de fiscalização ambiental,...

São Torcato: mais de duas mil árvores plantadas na Pedra Fina

É mais uma acção em que o tecido empresarial...

CVE 2026: Ricardo Araújo quer Guimarães “uma cidade mais verde, mais justa e mais resiliente”

Guimarães passou a respirar o ar da Capital Verde...