21.1 C
Guimarães
Domingo, Novembro 24, 2024

Modtissimo: à procura de um novo advento como salão do têxtil e vestuário

Economia

Agora com a liderança da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e Spormex, o Modtissimo afirma a sua componente de salão da área da indústria têxtil e vestuário, com um posicionamento internacional a justificar uma maior dinamização. E tem o estatuto de único salão internacional da fileira têxtil português e o mais antigo de toda a Península Ibérica.

A nova edição está marcada para Quinta e Sexta-feira (12 e 13 de Setembro) e onde as empresas mostrarão as últimas novidades na área da sustentabilidade.

© PUB

O iTechStyle Green Circle continuará a cumprir o papel de montra das últimas criações das empresas e produtores têxteis. Serão exibidos 28 coordenados num espaço organizado pelo Citeve, com curadoria de Paulo Gomes.

“O iTechStyle Green Circle deste ano vai contar com novidades muito interessantes, não só do ponto de vista dos materiais, mas sobretudo dos acabamentos e processos escolhidos para produzir os coordenados. Foram usados corantes mais naturais e também processos de tingimento com menos água e energia, para além da aplicação do eco design a pensar no fim de vida das peças”, revela Cristina Castro, relações públicas do Citeve.

Indo ao encontro da legislação europeia sobre a implementação do Passaporte Digital de Produto, a organização lançou pela primeira vez o repto às empresas de partilharem os seus dados. “Iniciamos na edição anterior com três empresas no âmbito do projecto STVGoDigital, alargamos agora a todas porque acreditamos que é um processo evolutivo e é importante que perceberam o trabalho por trás da elaboração do Passaporte Digital”, sublinha.

© PUB

Citeve divulga projectos e tendências

O Fórum de Tendências é outro chamariz… com curadoria de Teresa Pereira, da unidade de moda e design do Citeve, o Fórum de Tendência promete ser outro espaço chave para os visitantes ficarem a conhecer os expositores. “Com o grande tema Mineral/Vegetal, este espaço reúne amostras de todas as empresas expositoras. Mais uma vez, a sustentabilidade é o fio condutor”.

iTechStyle Showcase também regista boa adesão

O espaço dedicado à inovação – iTechStyle Showcase – será outra das atracções do Modtissimo 60+4. Dele saem todas as edições finalistas para os prémios iTechStyle Awards nas categorias de tecidos, acessórios e produtos, “também nesta montra notamos um foco das empresas na sustentabilidade”, refere, dando ainda palco aos têxteis-lar, “que não são habitualmente expositores do Modtissimo, mas começam a ver nesta iniciativa uma oportunidade para se mostrarem”.

O espaço Citeve servirá ainda para divulgar projectos mobilizadores como o Be@t (bioeconomia na têxtil), Texpact (pacto de inovação para a digitalização do têxtil e vestuário), Giatex (gestão inteligente da água na indústria têxtil e vestuário), RDC (roteiro para a descarbonização da indústria têxtil e do vestuário) e Digi4Fashion (disseminação e adopção de tecnologias digitais avançadas).

De âmbito europeu estará a ser promovido o Resotex: repensar o sector têxtil e a moda sustentável, que visa disseminar o empreendedorismo e a diversificação económica em territórios transfronteiriços através da promoção do sector têxtil e do vestuário, com foco na sustentabilidade e na economia circular.

O consórcio é liderado pelo Conselho Provincial de Cáceres e conta com participação portuguesa da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Citeve, Câmara Municipal da Covilhã e do Fundão e o centro de formação Modatex.

Empresas participantes

  • Na área dos tecidos: A.Sampaio & Fillhos, Bloomati by Carvema, Casa da Malha, Inovafil, Lameirinho, Lemar, LMA, Lurdes Sampaio, Magma Têxtil, NGS, Polopiqué, RDD Textiles, Riopele, Tearfil, Têxteis J.F.Almeida, Têxteis Penedo, Tintex, TMG e Troficolor.
  • Na área dos produtos: Benedita Formosinho, Brandbias, Coelima by Mabera, Grácia Sofia, J.Caetano, Lameirinho, Sorema, Têxteis J.F. Almeida e Têxteis Penedo.
  • Na área dos acessórios: Adifafe, Bordados Oliveira, Eurobotónia, Grácia Sofia, Louropel, Lunartex, Mineral Organic Crafs e YKK.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias