A sétima edição, depois de 2012, estará mais próxima do território e terá a duração de 100 dias.
E agarrou-se já ao território onde se sente um verdadeiro ‘in.touch’ através da proximidade e diálogo com os artistas, empresas e produtores. Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, realça este enlace que permite “a continuidade, consistência e coerência e afirmação do evento” que atravessa o território vimaranense.
“A Contextile encerra em si valores fundamentais que estão na base do desenvolvimento de Guimarães.”
O vereador da Cultura, destacou ainda que “a Contextile encerra em si valores fundamentais que estão na base do desenvolvimento de Guimarães”, como são exemplo as Textile Talks que, através da educação artística, conferem sustentabilidade a um projecto que tem como um dos seus objectivos principais afirmar a imagem positiva da indústria têxtil no território.
A programação da Contextile 2024, foi apresentada nos claustros e jardim da Sociedade Martins Sarmento onde participou Joaquim Pinheiro, da Ideias Emergentes, cooperativa que concebe e produz a Contextile, fez saber que a edição de 2024, a sétima, terá a duração de 100 dias, entre 7 de Setembro e 15 de Dezembro.
Destacou alguns dos pontos altos de uma programação que, este ano, terá como tema o toque, ‘in.touch’ em inglês. Cláudia Melo, directora artística, referiu que o tema do toque terá uma abordagem revisionista, numa altura em que a sociedade é moldada pela abundância tecnológica. Um toque que é sinónimo de “ver mais, ouvir mais e sentir mais”, e que deve ser visto como uma tentativa de retomar as ligações humanas através da arte, trabalhando em comunidade.
A exposição que decorrerá na Sociedade Martins Sarmento, e que trará um conjunto de artistas da região do Québec, no Canadá, bem como a exposição internacional, que este ano contará com 57 obras de 50 artistas, oriundos de 29 países, serão os pontos altos do evento.
Toda a programação da Contextile 2024 pode ser consultada, aqui.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.