A Universidade do Minho distinguiu na tarde do dia 19 de Junho, duas centenas de estudantes com bolsas de excelência e mérito pelo seu percurso académico exemplar. A cerimónia decorreu no salão medieval do largo do Paço, em Braga.
Na sessão intervieram o reitor, Rui Vieira de Castro, a vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares e a presidente da Associação Académica (AAUMinho), Margarida Isaías.
Houve 167 alunos a receber a bolsa de excelência, com o valor pecuniário igual ao da propina e o respectivo diploma. A UMinho tem vindo a distinguir anualmente com esta bolsa os estudantes de todas as licenciaturas e mestrados integrados que obtiveram a melhor nota de candidatura e de cada ano do respectivo curso, desde que igual ou superior a 17 valores. Esta iniciativa teve início em 2012 e representa um investimento acumulado superior a um milhão de euros, traduzindo o modo particular com que esta academia reconhece o trabalho e o percurso académico dos seus alunos.
O evento incluiu, ainda, a atribuição de 40 bolsas de estudo por mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para estudantes da UMinho com aproveitamento excepcional em cada ano curricular, com média ponderada igual ou superior a 16 valores. Esta bolsa tem um valor anual igual a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano lectivo em que é entregue.
Entre estes estudantes bolseiros, estão alunos oriundos de escolas secundárias vimaranenses e que tiveram a melhor nota de ingresso no seu curso na UMinho em 2023/2024. Todos entraram em primeira opção e são:
- Ana Sofia da Silva Meireles entrou em Estatística Aplicada com 170.60 valores (escola secundária Martins Sarmento).
- Carolina Silva da Cunha entrou em Medicina com 196.20 valores (escola secundária Martins Sarmento).
- Joana Isabel Rodrigues Guimarães entrou em Engenharia de Materiais com 170.60 valores (escola secundária Martins Sarmento).
- Beatriz Martins Mendes entrou em Relações Internacionais com 196.40 valores (escola secundária Francisco de Holanda).
- Nuno Duarte Ribeiro Costa entrou em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores com 191.80 valores (escola secundária Francisco de Holanda).
- Pedro Miguel Fernandes Mendes entrou em Psicologia com 194.20 valores (escola secundária Santos Simões).
- Inês Ferreira Guimarães entrou em Ciências da Computação com 194.00 valores (escola secundária de Caldas das Taipas).
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.