Prémio Nortear: jovens escritores da Euro-região Galiza-Norte de Portugal desafiados a criar

Data:

As candidaturas ao Prémio Literário Nortear 2024 estão abertas até 19 de Julho. O concurso destina-se a jovens da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, entre os 16 e os 36 anos, que tenham escrito uma obra original em português ou em galego, de cinco a oito mil palavras.

O prémio conta com uma dotação financeira de 3000€ e a publicação da obra em ambas as línguas. O vencedor da mais recente edição, em 2023, foi o galego Vicente Vázquez, com a obra ‘Profundo sen nome’.

PUB

Este prémio é uma iniciativa conjunta do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, da CCDR-Norte, da Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e universidades da Xunta de Galicia.

Chegado à sua 10ª edição, o Prémio Nortear destaca-se como espaço cultural único nesta região trans-fronteiriça e como plataforma de lançamento para os jovens escritores do Norte e da Galiza, incentivando a criatividade literária e a promoção internacional destas obras. Nas nove edições até agora realizadas, foram apresentadas cerca de 400 obras literárias.

Podem apresentar-se a concurso todas as pessoas com plena capacidade jurídica, entre os 16 e 36 anos, nascidos ou residentes no Norte de Portugal ou na Galiza, com obras originais e inéditas, escritas em língua portuguesa – segundo o novo acordo ortográfico – e em língua galega – segundo a normativa ortográfica vigente publicada pela Real Academia Galega – no género do relato curto.

Os nove vencedores das anteriores edições do Prémio Nortear foram: Lara Dopazo, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga, Pedro Rodríguez Villar, Marta Pais de Oliveira e Vicente Vázquez.

Este projecto é um pólo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça, e é co-financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).

As candidaturas estão disponíveis, até 19 de Julho, na plataforma Nortear.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...