Educação Ambiental: encontro internacional no Laboratório da Paisagem

Data:

O Laboratório da Paisagem promove esta semana o Encontro Internacional de Educação Ambiental, com o apoio do Município de Guimarães, da Universidade do Minho e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

‘A Educação Ambiental na construção de comunidades sustentáveis’, é o tema do encontro que ocorrerá nos dias 25, a 27 de Janeiro nas instalações do Laboratório da Paisagem, sendo aberto à comunidade, docentes, estudantes e investigadores.

Com esta iniciativa, o Laboratório da Paisagem, marca o arranque das comemorações do seu 10º aniversário. 

Laboratório da Paisagem em Creixomil, Guimarães. © Direitos Reservados

São quatro os eixos, em que se concentra o encontro, onde serão abordados a cidadania ambiental e o seu enquadramento político, predisposição social e acção cívica e cidadania ambientalmente activa e co-criação: o papel dos equipamentos de educação para a sustentabilidade, a educação ambiental como laboratório de cidadania bem como a integração da ciência cidadã e do conhecimento ecológico local para o desenvolvimento de ecossistemas mais saudáveis.

Representantes das cidades geminadas com Guimarães (Dijon e Tourcoing, França; Igualada, Espanha; Londrina, Brasil; e Kaiserslautern, Alemanha) darão a conhecer os seus projectos em curso e o caminho que estão a percorrer na área da sustentabilidade urbana. Também, o euro-deputado João Albuquerque, irá liderar uma iniciativa com os alunos vencedores do Eco Parlamento 2023, nomeadamente das escolas Fernando Távora, Virgínia Moura e Abel Salazar.

O evento, visa ser um fórum aberto para a partilha, debate e cooperação internacional nos domínios da implementação de projectos, estudos, investigação e divulgação científica. Com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, a iniciativa representa mais um palco para explorar estratégias e soluções inovadoras no campo da educação ambiental.

O Encontro Internacional de Educação Ambiental apresentará um total de 28 comunicações orais, incluindo as cidades geminadas, e 17 pósteres. O programa da iniciativa inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e pósteres, bem como uma visita ao património cultural e demonstração das boas práticas ambientais da cidade de Guimarães.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Parques: o da ‘Imaginação Musical’ a inaugurar em Outubro cabe dentro do da Cidade

Há um parque dentro de outro parque: o da...

Sustentabilidade: Dia Nacional celebrado com jovens no Laboratório da Paisagem

A conferência Azul que tem 'Os jovens e a...

Brigada Verde: para “cuidar da nossa terra” em Prazins Santa Eufémia

'Cuidar da nossa terra é cuidar de todos nós',...

Resíduos orgânicos: alargamento da recolha arranca em São Torcato e Gonça

A Vitrus Ambiente vai avançar, na próxima Terça-feira, dia...