Educação Ambiental: encontro internacional no Laboratório da Paisagem

Data:

O Laboratório da Paisagem promove esta semana o Encontro Internacional de Educação Ambiental, com o apoio do Município de Guimarães, da Universidade do Minho e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

‘A Educação Ambiental na construção de comunidades sustentáveis’, é o tema do encontro que ocorrerá nos dias 25, a 27 de Janeiro nas instalações do Laboratório da Paisagem, sendo aberto à comunidade, docentes, estudantes e investigadores.

Com esta iniciativa, o Laboratório da Paisagem, marca o arranque das comemorações do seu 10º aniversário. 

Laboratório da Paisagem em Creixomil, Guimarães. © Direitos Reservados

São quatro os eixos, em que se concentra o encontro, onde serão abordados a cidadania ambiental e o seu enquadramento político, predisposição social e acção cívica e cidadania ambientalmente activa e co-criação: o papel dos equipamentos de educação para a sustentabilidade, a educação ambiental como laboratório de cidadania bem como a integração da ciência cidadã e do conhecimento ecológico local para o desenvolvimento de ecossistemas mais saudáveis.

Representantes das cidades geminadas com Guimarães (Dijon e Tourcoing, França; Igualada, Espanha; Londrina, Brasil; e Kaiserslautern, Alemanha) darão a conhecer os seus projectos em curso e o caminho que estão a percorrer na área da sustentabilidade urbana. Também, o euro-deputado João Albuquerque, irá liderar uma iniciativa com os alunos vencedores do Eco Parlamento 2023, nomeadamente das escolas Fernando Távora, Virgínia Moura e Abel Salazar.

O evento, visa ser um fórum aberto para a partilha, debate e cooperação internacional nos domínios da implementação de projectos, estudos, investigação e divulgação científica. Com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, a iniciativa representa mais um palco para explorar estratégias e soluções inovadoras no campo da educação ambiental.

O Encontro Internacional de Educação Ambiental apresentará um total de 28 comunicações orais, incluindo as cidades geminadas, e 17 pósteres. O programa da iniciativa inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e pósteres, bem como uma visita ao património cultural e demonstração das boas práticas ambientais da cidade de Guimarães.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Eurocities: Fórum discute medidas sobre a transição verde e as alterações climáticas

O presidente da Câmara foi ao Fórum da Eurocities...

Vitrus Talks: o desafio da separação, valorização e solução para os Resíduos Orgânicos em debate

Paulo Cunha, euro-deputado, Rui Silva, administrador regional da EGF...

Pacto de Autarcas: Guimarães subscreve ‘Passaporte Climático das Cidades’

Guimarães foi um dos primeiros municípios a subscrever o...

Uma Cidade de Um Só Planeta: fórum da Eurocities realiza-se em Guimarães

O principal encontro anual das cidades da rede Eurocities...