- Margit Herberth é a directora da Heimtextil, desde Julho de 2023. Tem uma experiência acumulada, de mais de 10 anos, como ‘estrategista’ e manager, do departamento de vendas globais do grupo da Messe Frankfurt.
- Nesta entrevista elogia os têxteis portugueses e apesar de reconhecer que Portugal têm-se afirmado como um player da indústria têxtil defende a Heimtextil como a plataforma ideal para estabelecer estas conexões com os mercados globais.
- Aborda a mudança e escala que está a acontecer no sector e fala do ‘New Sensitivity’, como o início do caminho para a inovação transformadora que está a acontecer nos têxteis-lar.
Os têxteis-lar de Portugal têm uma participação peculiar e forte na Heimtextil. Pode explicar?
Isso mesmo. Portugal está particularmente bem representado nos nossos segmentos de produtos de cama, banho e Beautiful Living. Os expositores portugueses procuram clientes de todo o mundo, com um foco na Europa Central e nos EUA. As empresas enfatizam cadeias de abastecimento curtas e flexibilidade com pequenas quantidades. A Heimtextil oferece a plataforma ideal para estabelecer estas conexões com os mercados globais, respondendo às necessidades dos expositores.
No universo têxtil presente na feira, como avaliaria Portugal em termos de qualidade?
Portugal tem-se afirmado como um importante player na indústria têxtil, especialmente no sectores já mencionados. Os produtos têxteis portugueses são conhecidos pela sua elevada qualidade, e com as características dos padrões internacionais. Vemos isso todos os anos na Heimtextil.
Tem acompanhado a evolução dos têxteis-lar portugueses?
Sim claro. Portugal deu enormes saltos na indústria têxtil nos últimos anos e posicionou-se com sucesso no mercado. Como fornecedor das feiras internacionais, estamos muito satisfeitos com este desenvolvimento e é óptimo ver como a presença portuguesa na nossa feira comercial está crescendo.
“Considero o sector de cortinas particularmente excitante.”
Qual o produto que mais aprecia?
Não é fácil essa escolha. O portefólio da Heimtextil é extremamente amplo. Porém, considero o sector de cortinas particularmente excitante, especialmente quando combinado com propriedades funcionais como a chama de retardamento. Tecidos anti-manchas com membranas impermeáveis e respiráveis também têm óptimo potencial. Existem soluções inteligentes para um sono reparador no sector do sono, como a meditação ou travesseiros de memória refrescantes. Mas no geral, é a beleza das texturas de alta qualidade e a sensação única dos têxteis que considero incomparável. Esses materiais não apenas acrescentam elegância mas também criam uma experiência emocional especial.
Acredita num mundo têxtil mais sensível, depois de anos de desperdício de matérias-primas, que queremos agora recuperar através da economia circular?
Sim, acredito firmemente num mundo têxtil mais sensato. A palavra-chave ‘Nova Sensibilidade’, é a nossa tendência Heimtextil 2024/25. Depois de anos desperdiçando matérias-primas, reconhecemos cada vez mais a necessidade da economia circular estabelecer práticas mais sustentáveis no sector da industria têxtil. A recuperação e reciclagem de materiais estão a tornar-se elementos cruciais para reduzir a pegada ambiental. O futuro da indústria têxtil reside, sem dúvida, numa abordagem mais sensível e sustentável possibilitada pela economia circular.
A sustentabilidade pode não ser um conceito novo para a Heimtextil, mas algo que surgiu mais atrás, antes dessa preocupação com o meio ambiente?
Com certeza, na Heimtextil vemos a sustentabilidade como um princípio intemporal que pode ter surgido numa época em que a consciência ambiental era menos enfatizada. Historicamente, muitos aspectos da produção têxtil poderiam ser atribuídos a práticas sustentáveis antes de as preocupações com o meio ambiente se terem tornado numa questão global. No entanto, o foco actual na sustentabilidade no sector da industria têxtil mostra que estes princípios são agora mais importantes do que nunca. É sobre como implementar as melhores práticas do passado e, ao mesmo tempo, incorporar abordagens novas e ecológicas para moldar um futuro sustentável para a indústria.
Que caminho os têxteis-lar ainda têm de percorrer para atingirem o ponto ideal em termos de sustentabilidade e inovação?
Do meu ponto de vista, o caminho envolve novos avanços em materiais ecológicos, processos de produção eficientes e maior consciencialização do consumidor. Integrando os princípios da economia circular abraçando recursos renováveis e promovendo o consumo responsável. Estes são os passos para alcançar um futuro mais sustentável e inovador para os têxteis-lar.
E as tendências dos têxteis-lar? O que pode prever no futuro próximo?
Na Heimtextil temos uma área exclusiva para tendências. O foco da edição Heimtextil 2024/25 é abordar a mudança em escala. Com ‘New Sensitivity’, apresentamos vários têxteis com inovações transformadoras. Especificamente, estamos a assistir ao surgimento de uma nova sensibilidade nos têxteis-lar através de três abordagens diferentes: têxteis baseados em plantas, bio-engenharia e tecnológicos. Acreditamos que considerar o impacto ambiental é essencial em todas as etapas do desenvolvimento processo.
Sente que a Heimtextil é um mundo mágico e sensorial?
Absolutamente! Na Heimtextil, é mais do que apenas tecidos – é uma mistura mágica de texturas, cores, e designs, unindo-se para criar uma experiência encantadora. A interacção de tecidos e a estética na Heimtextil evocam emoções e envolve os sentidos, tornando-a uma experiência verdadeiramente envolvente num ambiente mágico dentro da indústria têxtil.
Consegue adivinhar o caminho desta rota? Serão as empresas capazes de suportar os desafios associados aos custos que a transição e a transformação têxtil podem causar?
Isso depende de muitos factores diferentes, tais como as estratégias específicas ou avanços tecnológicos. As empresas que investem em práticas sustentáveis, inovação e adaptabilidade estão mais perto de poder fazer a transição com mais sucesso. Algumas empresas podem inicialmente enfrentar desafios devido ao custo da transição para práticas sustentáveis e amigas do ambiente. No entanto, a longo prazo, esses investimentos podem conduzir a poupanças de custos e a ganhos de eficiência, o que pode contribuir para a resiliência geral.
O que pode esperar e o que espera de outra Heimtextil?
Uma visão geral do mercado agrupada de todas as tendências globais na indústria têxtil doméstica e contratual numa plataforma central. Estamos intensificando essa experiência com maior crescimento em todos segmentos de produtos e esperamos o retorno de muitas empresas. A Heimtextil é uma área para intercâmbio e networking numa ampla gama de segmentos de produtos. Além de ‘insights’ sobre os últimos desenvolvimentos na indústria têxtil, os visitantes e expositores podem esperar valiosos conteúdos. Estamos confiantes de que estes desenvolvimentos positivos continuarão nos próximos anos.
Pode olhar para trás e comparar esta edição com as anteriores?
Cada ano é diferente. É claro que mantivemos muitos conceitos e segmentos que provaram o seu valor ao longo dos anos e obtiveram uma resposta muito positiva dos nossos visitantes e expositores. No entanto, a Heimtextil 2024 é uma edição especial graças à novíssima área de tapetes e carpetes. O segmento de tapetes e nosso portefólio Econogy são uma importante iniciativa: a padronização dos critérios de avaliação de sustentabilidade nos nossos eventos têxteis. Desta forma, estamos a criar transparência e comparabilidade entre feiras comerciais em termos de critérios de selecção para produtos e expositores que economizam recursos.
O que justificou a introdução de carpetes e tapetes na gama de produtos?
A introdução dos novos segmentos das carpetes e tapetes é a nossa resposta à contínua demanda de fabricantes e expositores por um segmento global agrupado no segmento da indústria de carpetes. O feedback positivo sublinha a relevância desta área e oferece aos compradores a oportunidade de fazer networking com novos fornecedores na Heimtextil.
A participação dos expositores neste segmento foi ideal? Admite que vai crescer ainda mais?
Estamos impressionados com o elevado número de respostas e o feedback é positivo. Hoje podemos contar com mais de 100 expositores registados, incluindo vários líderes de mercado. A partir de agora o segmento será parte integrante da Heimtextil e temos a convicção que será capaz de registar um crescimento contínuo.
“Os nossos visitantes e expositores experimentam as últimas tendências da sustentabilidade têxtil.”
A Heimtextil não tem igual, em termos de dimensão, qualidade, número de expositores e visitantes. É isto uma virtude ou um defeito?
Sim, a Heimtextil é uma marca conhecida e forte. Todos os anos oferecemos uma oferta internacional numa plataforma única para têxteis domésticos e contratuais e design têxtil. Aqui, os nossos visitantes e expositores experimentam as últimas tendências da sustentabilidade têxtil, a maior variedade de têxteis do mundo para o lar e uma infinidade de ofertas de produtos e informações. Com esta oferta, criamos valor acrescentado e uma forte internacionalidade que dificilmente qualquer outra feira pode oferecer. Vemos isso como uma forte vantagem neste sector industrial.
Foi recentemente nomeada directora do segmento Têxteis Domésticos: conte-nos sobre as suas ambições de deixar a sua marca e as mudanças que acha que precisam ser feitas?
As feiras são negócios de pessoas. E é por isso que para mim no momento tudo se resume a uma coisa: audição. Conhecer intensamente o mercado. E para entender as necessidades de nossos clientes com muita precisão. E tenho o melhor ponto de partida para isso: a Heimtextil é uma incrível marca que está firmemente ancorada e estabelecida no mercado global. Vejo as minhas próprias prioridades na expansão das nossas parcerias e ofertas ainda mais personalizadas para os diversos produtos da Heimtextil nos grupos-alvo internacionais. Isto inclui, por exemplo, a expansão adicional do nosso conteúdo programas na área de sustentabilidade têxtil, hotelaria, design e uma ainda mais forte internacionalização da conferência Heimtextil ‘Sleep and More’.
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