A ATP divulgou as estatísticas de Outubro, sobre o comércio internacional e dá nota de uma ligeira melhoria. Os resultados da ITV foram alavancados pelo desempenho dos têxteis-lar e das vendas para os USA.
Portugal exportou 482 milhões de euros e cerca de 38 mil toneladas de têxteis e vestuário em Outubro de 2023, registando uma melhoria face aos últimos meses.
Em termos de evolução mensal homóloga, isto representa uma quebra de 2,1% em valor e um aumento de 0,6% em quantidade.
Os têxteis-lar e outros artigos têxteis confeccionados registaram um aumento de 9% em valor e 6% em quantidade. Bons resultados também para as pastas, feltros, falsos tecidos e artigos de cordoaria (+9% em valor, +11% em quantidade), assim como para os tapetes e outros revestimentos têxteis (+29% em valor, +26% em quantidade) e para os tecidos especiais, tufados, rendas, passamanarias e bordados (+26% em valor e em quantidade).
O mercado dos EUA esteve em destaque com um acréscimo de 4 milhões de euros (+11%) em Outubro. As exportações para este destino, foi de 41,3 milhões de euros. Inversamente, Espanha registou a maior quebra em termos absolutos (-6 milhões de euros, equivalente a -5%), tendo sido o destino para 116 milhões de euros de têxteis e vestuário.
Em termos acumulados, as exportações de têxteis e vestuário até Outubro perfizeram o montante de 4.895 milhões de euros, (-5% face ao mesmo período de 2022).
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.