21.1 C
Guimarães
Domingo, Novembro 24, 2024

Cisave: sensibiliza comunidade para campanha ‘100% Abrigo’

Economia

A escola profissional Cisave desenvolveu uma campanha de sensibilização, a convite da Câmara Municipal de Guimarães, Cruz Vermelha Portuguesa, Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave e Lar de Santo António.

Esta campanha, de cariz social e publicitário, surgiu através do projecto Portas Abertas, cujo objectivo é apoiar e desenvolver actividades de foro social (do desporto à cultura), de modo a responder às necessidades das pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo, no concelho de Guimarães.

Esta realidade envolve 86 pessoas, que vivem em condição de sem-abrigo, sinalizadas pelo projecto Portas Abertas. Apresentam vários níveis de escolaridade, do 1º ciclo, do 2º ou o 3º ciclo completo, até aos que não possuem qualquer grau de escolaridade ou que possuem algum grau do ensino superior. Na passada Quarta-feira, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, todos estes resultados foram apresentados e debatidos.

© Direitos Reservados

Para a coordenadora técnica do Portas Abertas, Elisabete Mendes, “os dados mostram que qualquer pessoa se pode ver em situação de sem-abrigo, em determinadas circunstâncias económicas e sociais – remuneração, relacionamentos, entre outras – e o quão isoladas estão”.

Partindo deste quadro social, o trabalho da equipa de comunicação da Cisave integrou os alunos da escola profissional, para além do envolvimento e participação das próprias pessoas em situação de sem abrigo. Este processo seguiu um plano e uma estratégia assentes num conceito de publicidade social ou de causas sociais, na qual foi utilizada uma narrativa criativa, como estratégia para esta acção de responsabilidade social. Deste trabalho resultaram dois “frutos”: um vídeo e a concepção do naming e assinatura da campanha (100% Abrigo).

Para a sua concretização, existiu também um objectivo documental, uma vez que a mensagem não procura qualquer estímulo ao consumo, ao impulso, mas a uma sensibilização ou alteração de comportamentos sociais. Procurou-se, ainda, que o filme fosse cinematograficamente interessante, quase uma curta-metragem, com uma linguagem simultaneamente visual e poética. Em termos concretos, na campanha/vídeo utilizou-se uma técnica de storytelling com base numa ideia de percurso de vida, sobre rodas, sempre em potencial desequilíbrio, viajando de noite e de dia, ou de dia e de noite, por ruas largas e estreitas, subidas e descidas, como de uma gincana se trata.

Guimarães foi o território escolhido, identificável pelo percurso do jovem skater, aluno de desporto da Cisave. A participação do rapper Serginho, também aluno da Cisave, criou uma ponte de uniformização ou cruzamento entre o desporto e arte, o skate e o rap. Por último, esta campanha contou com 27 pessoas envolvidas, de diferentes áreas, que deram o rosto e a voz pelos sem-abrigo, tornando-a mais próxima de atingir esses ‘100% Abrigo’.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias