A reunião do conselho da comunidade do ACES do Alto Ave que decorreu na passada Sexta-feira, 7 de Julho, no salão nobre da Câmara Municipal de Guimarães, foi um momento de reflexão e de análise, que teve como base os dados estatísticos e as experiências no atendimento dos utentes nos cinco concelhos que a compõem: Guimarães, Vizela, Fafe, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto.
Na reunião, além de um conjunto de profissionais de saúde ligados ao agrupamento dos centros de saúde, com responsabilidades ao nível da direcção, conselho clínico e de saúde e conselho da comunidade, participaram Domingos Bragança, presidente da Câmara, Adelina Pinto, vice-presidente, e Pedro Cunha, director do Serviço de Urgência do Hospital Senhora da Oliveira.
“O trabalho que foi feito vai ter que continuar.”
Domingos Bragança, presidente da Câmara, considerou a reunião “muito profícua” e um momento importante de avaliação, agradecendo o esforço de todos os profissionais de saúde do ACES do Alto Ave e do Hospital Senhora da Oliveira pelo trabalho realizado. “Quero dizer ao Dr. Novais de Carvalho e ao Dr. Pedro Cunha que estou muito agradecido pelo trabalho efectuado por todos os profissionais de saúde aquando da pandemia. Um trabalho desafiante e exigente, que serviu também para se perceber a importância da criação de parcerias, uma realidade que faz sentido para qualquer tempo. A futura Unidade Local de Saúde é um exemplo da necessidade dessas parcerias. O trabalho que foi feito vai ter que continuar”, frisou o edil. Para Domingos Bragança, a comunidade, educativa e desportiva, “é fundamental” para os bons indicadores na saúde.
“A saúde somos todos nós.”
José Novais de Carvalho, director executivo do ACES do Alto Ave, fez um balanço dos últimos quatro anos de actividade, com particular incidência para o período em que os serviços se depararam com a crise pandémica provocada pela covid-19, enaltecendo a resiliência e empenho, bem como o poder de adaptação de todos os profissionais de saúde que se envolveram num trabalho verdadeiramente solidário e fundamental para a saúde pública. Novais de Carvalho agradeceu ainda à Câmara Municipal de Guimarães todo ao apoio recebido durante esse período. O director executivo do ACES Alto Ave disse ainda que “a saúde somos todos nós”, numa alusão à responsabilidade de todos para a construção de uma sociedade de saúde e bem-estar.
Pedro Cunha, director do HSO, na sua intervenção, lembrou o processo que esteve na génese da proposta de plano de negócios da futura Unidade Local de Saúde, um plano que considera fundamental para a boa governança clínica, e tendente à integração, diferenciação e capacidade de intervenção de toda a estrutura da ULS. Para Pedro Cunha, a literacia em saúde é fundamental para o futuro da saúde na região, que, após a entrada em funcionamento da ULS, englobará a unidade de cuidados primários e a unidade de cuidados hospitalares.
O ACES do Alto Ave tem como missão contribuir para a melhoria dos níveis de saúde da população, através da prestação de cuidados de saúde de qualidade e com segurança, promovendo uma melhor prestação de cuidados de saúde, em que o cidadão se sinta parte integrante do sistema. O seu sistema de valores assenta na equidade, acessibilidade, responsabilidade, transparência, criatividade, qualidade, inovação, solidariedade e ética.
O ACES do Alto Ave tem 271 mil utentes inscritos, distribuídos pelos concelhos de Guimarães, Vizela, Fafe, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto, e presta serviços de cuidados continuados domiciliário de Segunda-feira a Domingo.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.