Cinquenta investigadores e alunos de pós-graduação de vários países estão reunidos esta semana na Summer School/Meeting in Cellular Membrane Dynamics, que se realiza na Universidade do Minho e no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga.
Os participantes estão a explorar processos e funções ligados às membranas celulares de diferentes organismos, desde mamíferos a fungos. O programa aborda áreas tão diversas como micologia médica, oncobiologia, neurociências e biofísica.
A sessão de abertura contou com a vice-reitora para a educação e mobilidade académica da Universidade do Minho, Filomena Soares, e a pró-reitora para os projectos científicos e gestão da investigação da Universidade do Minho, Sandra Paiva. O momento decorreu também em formato online, juntando membros da Aliança Universitária Europeia Arqus.
Os oradores do evento são Christopher Burd (Universidade de Yale, EUA), Alexander Sorkin (Universidade de Pittsburgh, EUA), Roland Wedlich-Söldner (Universidade de Münster, Alemanha), Robert Arkowitz (Universidade de Côte d’Azur, França) e Pieter De Beule (INL). Juntam-se também os portugueses Cláudia Almeida, Duarte Barral (Universidade Nova de Lisboa), Nuno Raimundo, Henrique Girão (ambos da Universidade de Coimbra), Paula Ludovico, Tiago Gil Oliveira, Sandra Paiva, Carina Soares-Cunha e Neide Vieira (todos da UMinho).
Para esta Quinta-feira destaca-se, às 16h40, uma mesa redonda sobre a ligação academia-indústria neste âmbito, com os testemunhos de Paulo Freitas (INL), Vânia Batalha (BIAL) e Pedro Castanheira (Immunethep, SA). A iniciativa tem o apoio de duas dezenas de entidades, como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e os Municípios de Braga, Famalicão, Guimarães, Viana do Castelo e Terras de Bouro, entre outras.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.