Covas: programa para o São João já é conhecido

Data:

O São João, a festa popular tradicional que conta com mais de 75 anos de história, irá acontecer nos dias 23, 24 e 25 de Junho, em Covas, Guimarães.

A festa começa no dia 23 de Junho, Sexta-feira, pelas 19h00, com o desfile e actuação, pelas principais artérias de Covas, dos Zés P’reiras São Faustino. Pelas 21h30, o palco será animado pelos grupos e artistas vimaranenses, Show On, Rui Afonso [Fragmentos], Marco Génio e os Boémios, todos eles de renome local e regional.

A tarde de 24 de Junho, Sábado, dá lugar aos momentos religiosos. A procissão solene e missa em honra a São João realizam-se pelas 16h00 e 17h00, respectivamente. A partir das 21h30, a noite é dedicada aos mais jovens com a actuação dos humoristas: João “bot” Moreira, Luís Cruz, Tomás Matos e Joaquim Oliveira. No final destas actuações, subirá ao palco o grupo musical Toque Social, para uma noite dedicada à música brasileira.

No dia 25 de Junho, último dia do evento, realiza-se, pelas 14h00, o torneio de chincalhão. Pelas 21h00 decorrerá o cortejo etnográfico de folclore e posterior actuação do Rancho Folclórico São Miguel de Creixomil, do Grupo Folclórico de Vila Nova de Sande e do Grupo Folclórico das Tecedeiras de Abação-Gémeos. O encerramento das festividades acontecerá pelas 24h00, com a sessão de fogo-de-artifício.

Durante estes três dias de festa, os visitantes poderão ainda desfrutar de uma grande variedade de iniciativas, desde concertos de música tradicional portuguesa, danças populares, humor, animação de rua, jogos tradicionais, actos religiosos e muito mais. Para além disso, estará disponível serviço de restauração, onde os visitantes poderão provar os sabores da gastronomia local, nomeadamente, a sardinha assada, o churrasco variado, as pataniscas, os bolinhos de bacalhau, o caldo verde e o bom vinho da região.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Natal na Basílica: começa com concerto de grupos corais

É uma organização da Irmandade de São Torcato e...

São Torcato: Irmandade assinala 200 anos do início da construção da Basílica

A Irmandade de São Torcato vai assinalar os 200...

Costa: início das obras da Igreja está em preparação

Os representantes do Património Cultural, I.P., do empreiteiro e...

Brito: ‘Magusto da Vila’ em convívio e solidariedade

A Junta de Freguesia de Brito, em parceria com...