Dar e Receber, título pedido emprestado a uma canção de António Variações, procura a intervenção social pelo meio dos livros e do seu potencial.
Numa primeira fase, o objectivo é implementar um projecto de educação colaborativa, em escolas ou agrupamentos que o queiram acolher, tendo por ideia principal o enraizamento de práticas de leitura autónomas em crianças de idades precoces. Em vez da imposição de um determinado tema, a ideia é que sejam as crianças a escolherem, mediante as suas aptidões e interesses, que livros querem explorar.
“Acreditamos que este é o primeiro passo para a criação de pessoas leitoras (sendo que a leitura passa de um exercício imposto a uma sugestão). O acompanhamento e a tutoria são práticas importantes neste âmbito”, defende a organização.
A segunda fase passa pela criação de bibliotecas, pelas crianças, em base comunitária. As mesmas poderão ficar para a escola ou doadas a zonas consideradas carenciadas (ou a escolas nessas comunidades). Procurar, pela leitura, tendo por base a filosofia do Dar e Receber, transformar a vivência da comunidade, dessacralizando o objecto livro e tornando-o acessível é o moto desta iniciativa.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.