A XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda realizou-se este fim de semana, em Lisboa, tendo sido eleitos os órgãos nacionais do partido: Mesa Nacional e Comissão de Direitos. A eleição realizou-se por voto secreto em urna.
Para a Mesa Nacional votaram 600 delegadas e delegados e concorreram duas listas. A lista A obteve 490 votos e 67 mandatos, a lista E contou com 95 votos e 13 mandatos. Houve ainda 13 votos brancos e dois nulos. Alexandra Vieira, José Maria Cardoso, Manuel Carlos Silva, Miguel Martins e Sónia Ribeiro foram eleitos para a direcção nacional.
Para a Comissão de Direitos, com o mesmo número de votantes, concorreram também duas listas: a lista A obteve 490 votos e seis mandatos, a lista E 98 votos e um mandato. Houve ainda nove votos brancos e três nulos.
Na votação das moções de orientação à XIII Convenção do Bloco de Esquerda, a moção A obteve 439 votos, a moção E 78 votos. Registaram-se ainda 11 abstenções.
A Convenção do Bloco elegeu a nova coordenadora nacional, Mariana Mortágua, que no seu discurso de encerramento, apresentou propostas para um contrato com o país que assegure salários decentes, saúde, escola, casa e um Serviço Nacional de Cuidados que dê segurança às pessoas. E assumiu o objectivo de o Bloco ser a terceira força nas próximas eleições europeias.
📸 Bloco de Esquerda
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.