A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia submeteu a sua participação na discussão pública da alteração ao PRR, reiterando que a Via do AvePark não se enquadra nos objectivos do NextGeneration, e sugerindo que este investimento rodoviário seja suprimido da proposta de alteração a apresentar à União Europeia.
A associação defende que “não é admissível, nem tão pouco racional, avançar com um investimento que não está devidamente estudado ou justificado, sabendo de antemão que terá enormes impactes sociais, ambientais e financeiros e cujo objectivo pode ser conseguido através de outros projectos que se perspectivam”.
A persistir a inclusão da Via do AvePark no PRR, a AVE entende que as vias do diálogo ao nível nacional para travar este devastador projecto ficarão esgotadas, pelo que os recursos e determinação passarão a estar focados na comunicação com as entidades da União Europeia, na mediatização deste “atentado ambiental” e na contestação pela via judicial.
“É também a garantia de que este projecto pode ser travado nos tribunais, pois a lei defende o ambiente.”
“A evidência dos impactes ambientais da Via do AvePark é aterradora, mas é também a garantia de que este projecto pode ser travado nos tribunais, pois a lei defende o ambiente”, acredita a associação.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.