Raquel Costa e Mónica Azevedo são as duas novas Guarda-rios no projecto desenvolvido pela Vitrus Ambiente, em parceria com o Município de Guimarães. Um ano e meio depois do lançamento deste projecto, inicialmente constituído por dois homens, a equipa de Guarda-rios em Guimarães foi reforçada com a presença de duas mulheres.
Raquel Costa destaca: “a experiência está a ser muito positiva pela receptividade que temos no terreno. As pessoas vêm ter connosco e até colaboraram ao denunciar situações que devemos fiscalizar para posterior registo e intervenção”. Para Mónica Azevedo existe a responsabilidade de “mostrar que temos capacidade de desempenhar as funções que até aqui eram habitualmente ocupadas por homens, mas sem qualquer sinal de discriminação. Fomos muito bem recebidas e estamos a ter o apoio de todos”, sublinhou.
“Este projecto tem sido um sucesso e daí já ser replicado noutros concelhos.”
O presidente do conselho de administração da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, salienta que a aposta em mulheres para as funções de Guarda-rios “vinca um posicionamento diferenciador da empresa municipal perante os desafios e oportunidades que se abrem às mulheres e assim demonstrar, na prática, o direito de igualdade”. O responsável destaca “o trabalho de proximidade com os cidadãos” no âmbito das funções dos Guarda-rios. “Todos os dias estão no terreno e só assim é possível contribuir para melhorar ou prevenir as nossas linhas de água, que atravessam o concelho, através do rio Ave, rio Selho, rio Vizela e assim como os respectivos afluentes. Este projecto tem sido um sucesso e daí já ser replicado noutros concelhos”, frisou
“Ao gerar oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho também estamos a promover a diversidade.”
O administrador executivo da Vitrus, João Pedro Castro, explica, ainda, que “o projecto dos Guarda-rios é um sucesso pelos resultados alcançados e tornou-se necessário reforçar com a entrada de novos elementos. Ao gerar oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho também estamos a promover a diversidade, um factor fundamental para empresas que desejam criar ambientes de igualdade e esse é o sinal que estamos a dar na Vitrus. A Raquel e a Mónica completaram uma formação específica na área da fiscalização e qualidade da água, e correspondem aos requisitos que definimos para o exercício destas funções”.
Os Guarda-rios de Guimarães têm como missão a protecção dos cursos hídricos do concelho, designadamente o rio Ave e o rio Selho, mas também dos respectivos afluentes e margens. Promovem o contacto com as pessoas, sensibilizando-as para o desígnio colectivo de protecção dos recursos hídricos, especialmente atentos a comportamentos inadequados e sensibilizando os cidadãos para os corrigirem.
O projecto foi lançado em Julho de 2021 e até ao momento já foram reportadas mais de 200 ocorrências, sendo que 50% destas ocorrências são situações anómalas referentes a afluentes com indícios de contaminação (descargas nos rios). Além da acção reactiva, existem ainda acções preventivas na avaliação e fiscalização como a detecção de caixas a necessitar de intervenção/limpeza com vestígios de anteriores descargas.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.