12.9 C
Guimarães
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Heimtextil: uma feira que reganha nova energia

Economia

Frankfurt acolhe durante quatro dias, a comunidade do têxtil-lar. E aloja durante uma semana os principais intérpretes e protagonistas da indústria têxtil cada vez mais global.

Esta manhã, às 9h00 locais (8h00 em Portugal), os 4º graus de temperatura ambiente e um céu acizentado não esfriavam as expectativas de todos os que voltavam a Frankfurt – a Meca da indústria têxtil.

Estimava a Messe de Frankfurt que à volta de 2400 expositores de 120 países podiam gerar cerca de 60 mil visitantes, no mais sonante dos seus ventos anuais (foram 310 em 2022).

Tempos houve em que as temperaturas eram mais baixas e o frio cortante, com neve a acumular-se nas bermas das estradas e nas ruas da zona da cidade onde tem sede o império da Messe de Frankfurt, a entidade que organiza a maior feira têxtil do planeta e muitas outras num calendário anual que faz jus ao titulo de capital comercial da Alemanha.

O Wow Your Senses – uau aos sentidos numa tradução livre –  tema da feira e qual grito e  desta edição de 2023, deixava que os agasalhos cobrissem o corpo mas não esfriassem a expectativa.

📸 GA!

De facto, a Heimtextil mantinha-se no seu habitat natural e regressava à data – Janeiro – em que sempre se realizou, depois da experiência de Junho de 2022, com tempo bem mais quentinho e aprazível.

Este seria o motivo para que, dos cinco continentes, chegassem visitantes profissionais ávidos de conhecer novas tendências, depois da pandemia que estimulou o comércio online mas não esmoreceu o frenesim das feiras.

Talvez por isso, Portugal e Guimarães voltam à capital comercial da Alemanha, com uma panóplia de produtos mais sustentáveis e com o glamour dos seus melhores representantes que em Junho não ousaram participar da Summer Special Fair.

Bem pode dizer-se que a elite do têxtil-lar está em Frankfurt onde espera que haja boas notícias para as fortes expectativas de manter o sector na primeira linha da qualidade e do bom gosto.

Espera-se que enquanto termómetro da temperatura do negócio têxtil mundial, a feira reforce que os bons ventos podem estar de volta. E que a embaixada de 67 empresas portuguesas tenham sucesso nesta montra. Onde estarão, também, dois fóruns promovidos pela Selectiva Moda – o de Tendências e o Green Circle (sendo que este último em parceria com o CITEVE).

São cerca de 4800m2 para as empresas portuguesas, dois terços mais que o registado na edição de Junho de 2022. E a Heimtextil abriu com 2272 expositores, ainda assim menos dos três mil do ano de 2020. Nesse ano, Portugal fez-se representar por 80 expositores.

📸 Messe de Frankfurt

Cristina Motta, responsável pela delegação de Lisboa da Messe de Frankfurt, a feira mantém o interesse para as empresas que fabrica em private label – a maioria das empresas nacionais – e menos interessante para as que trabalham com marcas.

Apesar de a selecção nacional não chegar aos 70 representantes, Portugal poderá ainda integrar o Top 10 dos países expositores onde se tem mantido ao longo dos anos.

Mas a diferença para a Turquia – um dos maiores concorrentes – continua a ser enorme, pois, os turcos têm 31 expositores.

Amanhã, Quarta-feira, o Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilício, chega ao extenso parque da Messe de Frankfurt para visitar as empresas portuguesas.

A ANIT-LAR, associação com sede em Guimarães, já fez saber que espera que o novo governante anuncie a redução do preço do gás para a indústria.

“O sector precisa de apoios, designadamente no gás”, sustenta Amadeu Fernandes, acrescentando que “muitas empresas vão precisar de ajudas para se recapitalizarem”.

O presidente da associação de têxteis-lar não está optimista sobre as perspectivas que se abrem às empresas portuguesas, neste ano de 2023.

“Os consumidores deixaram de comprar. E o mercado está muito saturado de produtos. Durante os confinamentos preocuparam-se com a renovação das suas casas. Mas assim que acabou a pandemia viraram-se para as viagens” – revela Amadeu Fernandes.

📸 Messe de Frankfurt

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias