A Oficina: Oficinas de Férias de Natal com diversas áreas artísticas

Data:

A Oficina dá a conhecer a Vitamina D, um projecto de desenvolvimento de laboratórios de criação e experimentação artística para crianças, nas áreas das artes performativas, visuais e movimento, fotografia e performance, poesia e imagem.


Neste momento de pausa das actividades escolares que acompanha a época natalícia, A Oficina promove Oficinas de Férias de Natal, de 19 a 22 Dezembro, que pretendem proporcionar contacto com áreas artísticas como poesia e imagem, teatro, fotografia e performance, movimento e artes plásticas. As inscrições podem ser realizadas pelo valor de 2€ por participante, com mais de 6 anos de idade, mediante inscrição prévia através de email.

A iniciativa inicia na Casa da Memória de Guimarães no dia 19 de Dezembro, Segunda-feira, com o Laboratório de Poesia e Imagem orientado pelo artista visual, fotógrafo e poeta Rui Dias Monteiro. “O futuro continua” é o verso-frase-motor da pesquisa deste dia, sendo ponto de partida a mostra de papéis e pequenos restos de objectos recolhidos na rua, seguindo-se a escrita de poemas narrativos a partir dele.

O laboratório seguinte acontece na Terça-feira, 20 de Dezembro, no Espaço Oficina e dedica-se ao Teatro. Neste laboratório, o actor e criador Óscar Silva propõe estimular a criação cénica através da interpretação do texto teatral. Aqui serão oferecidas ferramentas básicas para o actor criar e explorar diferentes contextos, conceitos e linguagens cénicas.

Na Quarta-feira, 21 de Dezembro, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães dará lugar ao Laboratório de Fotografia e Performance dirigido pelo artista pluridisciplinar Nuno Leão. Neste laboratório irão ser criadas várias imagens com os respectivos corpos, o espaço e os objectos que irão rodear os participantes.

O último Laboratório destas Oficinas de Férias de Natal tem lugar no Centro Cultural Vila Flor, a 22 de Dezembro, Quinta-feira, e é dedicado ao Movimento e às Artes Plásticas. Com a orientação da actriz e criadora Ana Gil, levantam-se reflexões e despoletam-se soluções, tal como seria uma possível linha do nosso movimento, traçada em linha recta, ondulante ou em zig zag, e que cor teria.

Todas as oficinas decorrem durante todo o dia e são divididas por dois momentos – um de manhã com início às 10h00 e outro de tarde começando às 15h00. As inscrições correspondem a cada um dos dias e incluem o período da manhã e o da tarde.

Este projecto é da produção da Terceira Pessoa e produção executiva de Bruno Esteves e Rita Boavida, e tem como parceiro institucional a República Portuguesa – Ministério da Cultura. A direcção artística é de Ana Gil e Nuno Leão, os quais operam artisticamente na companhia de Óscar Silva e Rui Dias Monteiro.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Teatro Solidário: CERCIGUI recebe parte do grito artístico contra o “tumor” do silêncio social

'Tumor', uma criação da Banda Musical de Fajões, que...

PIEP: promove literacia ambiental na escola de Pevidém para mais de 100 alunos

O PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de...

UMinho: Pedro Arezes toma posse amanhã como reitor

O professor catedrático Pedro Arezes toma posse esta Quarta-feira,...

Guimarães: uma Cidade Natal em tempo de Festas Nicolinas

Misturam-se no ar os sons de caixas e tambores...