Domingos Bragança inaugurou esta Segunda-feira, 5 de Dezembro, o Centro de Operações Integradas (COI) de Guimarães, a funcionar no edifício da Acção Social em frente à Câmara Municipal.
As funções operacionais dos serviços municipais que actuam nas áreas dos sistemas inteligentes, protecção civil, segurança, mobilidade, ambiente e os diversos operadores de infraestruturas da cidade reúnem-se agora num só espaço.
O Centro de Operações Integradas (COI) é composto por uma sala de operações, onde se procede à monitorização da cidade em tempo real e coordenação de toda a actividade de gestão operacional e respectiva comunicação.
Conta ainda com uma sala de crise e coordenação que permite o acompanhamento de situações de maior complexidade, assim como uma sala para equipas de suporte, onde será realizado todo o trabalho de previsão, análise e preparação de situações expectáveis.
Toda a actividade deste centro será suportada por uma infraestrutura passiva e activa da rede de comunicação de dados e alimentação eléctrica com unidades de energia, para garantir a continuidade da operação.
O COI possui as mais recentes tecnologias de informação e equipamentos, entre os quais se destacam a plataforma de inteligência urbana que integrará inúmeras fontes de informação, dashboards de gestão estratégica e de apoio operacional, sistemas de monitorização e posicionamento, um videowall, ecrãs interactivos e sistemas de vídeo-conferência.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.