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Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Município de Guimarães: distinguido com Selo de Qualidade dos serviços de resíduos

Economia

A vereadora com o pelouro do Ambiente, Sofia Ferreira, recebeu na passada Sexta-feira, dia 18, o Selo de Qualidade dos Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos 2022, atribuído ao Município de Guimarães.


Esta iniciativa parte da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria com o jornal Água & Ambiente. A distinção foi atribuída a 15 entidades gestoras de resíduos urbanos, numa avaliação que contempla todos os municípios do país, que no exercício do ano 2021 se destacaram pelo seu bom desempenho.

O serviço ao consumidor, indicadores como reciclagem de resíduos de recolha selectiva, acessibilidade do serviço, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros avaliados.

“Nesta acção importa louvar o trabalho desenvolvido pelas equipas de recolha de resíduos”.

Sofia Ferreira evidenciou a satisfação pelo “reconhecimento do trabalho que Guimarães está a desenvolver ao nível da gestão de resíduos”, resultado de um trabalho de articulação com as instituições, entidades locais e a academia. “Nesta acção importa louvar o trabalho desenvolvido pelas equipas de recolha de resíduos e, também, pela Vitrus Ambiente na eficiência que têm demonstrado”.

📸 Direitos Reservados

Segundo a vereadora do Ambiente, “o Município de Guimarães está na linha da frente para atingir uma taxa de 100% de recolha de bio resíduos no concelho, através de uma forte campanha que visa incentivar a população a identificar, reduzir e separar o seu lixo, aliado ao já implementado pay-as-you-throw (PAYT), a cerca de 10 mil habitantes, com um notório aumento da recolha selectiva nestes locais, realçado pela ERSAR, como dos poucos exemplos em Portugal”.

Esclarece, ainda, que “este esforço e a necessidade da separação na origem tem vindo a ser fortalecido através da entrega de compostores aos munícipes, alargando o processo de recolha para o sistema porta-a-porta, sendo um processo em contínuo, que carece de constante monitorização podendo ser flexível no que respeita às melhores soluções para cada situação”.

A entrega do Selo de Qualidade dos Serviços de Resíduos decorreu numa sessão solene, em Lisboa, no encerramento do 16º Fórum Resíduos.

📸 Direitos Reservados

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