10 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 30, 2024

Guimarães: assinala Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Economia

Guimarães associa-se novamente à European Week for Waste Reduction (EWWR) que decorre entre os dias 19 e 27 de Novembro, este ano sob o tema Têxteis circulares & sustentáveis, o lixo está fora de moda!.


O Município de Guimarães, o Laboratório da Paisagem, o Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), a Escola de Engenharia da Universidade do Minho e a To-Be-Green juntaram-se para aumentar a consciencialização sobre a necessidade de redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais da União Europeia e dos estados-membros.

A programação para essa semana contempla três conferências, nos dias 16, 21 e 23, no Centro para a Valorização de Resíduos, Laboratório da Paisagem e Universidade do Minho, abordando a temática de várias respectivas.

No dia 16 o empresário Lars Gotterup foi o orador na conferência com o tema Sustentabilidade: De dedo indicador moral para a bússola ética. No dia 21, o Laboratório da Paisagem será palco do segundo encontro com o título Têxteis Circulares e Sustentáveis: As boas práticas das empresas onde o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem apresentarão o trabalho de mapeamento dos resíduos têxteis do concelho.

No dia 23, a temática será sobre Investigação, Inovação & Desenvolvimento, na Universidade do Minho, numa conferência em que diversas entidades ligadas à academia terão oportunidade de apresentar os seus projectos inovadores, na área têxtil.

O programa inclui, ainda, a entrega de material valorizado da reciclagem de máscaras descartáveis recolhidas nas escolas do concelho desde Janeiro de 2021, e que darão origem a brindes para as escolas participantes e ainda a cabides que serão entregues nas diversas lojas do comércio tradicional de Guimarães.

Nessa semana serão ainda distribuídos sacos de pano e mantas no mercado municipal e nas esplanadas dos restaurantes e bares do centro histórico, respectivamente, produzidos a partir de resíduos têxteis pós-consumo.

A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos marcará a realização do mercado da segunda mão, exclusivamente com produtos têxteis, assim como um desfile de moda promovido pela CENATEX.

De 19 a 27 de Novembro o objectivo é, de igual forma, divulgar o trabalho realizado pelos participantes da EWWR, mobilizar e incentivar os cidadãos europeus a desenvolverem iniciativas no âmbito dos temas-chave da semana e reforçar a capacitação das partes interessadas da EWWR fornecendo ferramentas de comunicação e formação específicos.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias