A Liga vai parar por causa do Mundial do Qatar e o Vitória completará 13 jogos defrontando o Marítimo, com fome de pontos e ansioso por deixar os lugares do fundo da tabela.
O treinador deseja muito que o jogo 13 seja de felicidade e não de azar, num campeonato em que se sente muito a competitividade que começa a alastrar no campeonato português.
Ganhar e somar 23 pontos é um objectivo de Moreno Teixeira, percebendo, contudo, que o jogo com os madeirenses pode tornar-se complicado. “O Marítimo tem um ciclo de quatro jogos sem perder e que não participou na Taça de Portugal” – adianta o treinador.
Logo aí está em melhores condições físicas porque o jogo com o Vizela significou para o Vitória uma boa meia-hora de trabalho extra e esforçado. “Sentimos esse desgaste”, confessa Moreno ciente de que o jogo se realiza a “a uma hora boa”, à tarde, talvez com o sol a brilhar.
VITÓRIA SC – CS MARÍTIMO \ 13 DE NOVEMBRO \ 15H30
A previsão de um bom ambiente e de um horário que pode fazer mobilizar os vitorianos e as suas famílias, Moreno lança um apelo para que o estádio se componha e proporcione uma enchente. “Vamos precisar do calor da bancada”, salienta, num jogo em que o Vitória se apresenta com algumas limitações físicas e com a ausência de Ibrahima Bamba, por castigo.
Repetindo, mais uma vez, que as equipas se transcendem em determinados jogos e momentos, o treinador vitoriano inclui na sua previsão uma percentagem de dificuldade para a qual julga ter soluções.
Por isso, não tem dúvidas de que “o Marítimo vale mais do que a sua posição na tabela pode evidenciar”. Tem consciência de o seu adversário mudou pela entrada do treinador João Henriques. E tem recursos e estrutura ao nível do Vitória para ter feito a preparação deste jogo como “nós não pudemos fazer”, nomeadamente esperando pela recuperação de alguns jogadores.
GRÁFICO DE FORMA VITÓRIA SC:
“Um dia à Vitória e com o apoio dos sócios”.
“Um dia à Vitória e com o apoio dos sócios”, em número maior do que o habitual é o que Moreno deseja para o encontro com a equipa madeirense.
Para já, o treinador tem já algumas certezas para o seu plano de jogo. Além de Bamba também não contará com Nelson da Luz. E há dúvidas se Mikel estará em condições de entrar no jogo. E mesmo com estas faltas no seu exército não deixará cair a rotina táctica que tem aplicado há já alguns jogos.
Sabe que “a equipa dará uma resposta” e os jogadores adaptar-se-ão ao esquema de jogo que for melhor para somar mais três pontos.
Indiferente aos ecos que ainda sobram do jogo com o Vizela porque não vão alterar nada, Moreno olha para o horizonte e para o futuro que deverão merecer a sua atenção.
Destaca, entretanto, a alma da equipa que tem garantido triunfos, não importa a diferença de resultados. É isso que vai continuar a valorizar, pois, espera que “essa alma se mantenha dentro do campo e em todos os jogos”, sabendo que haverá sempre espaço para o adversário reagir e tentar ganhar, o que pode encurtar a diferença de golos nos resultados.
“O Vitória está no grupo da equipas que sabem que vão experimentar dificuldades até o jogo estar concluído e o importante é ter capacidade para disputar os jogos até ao fim e vencê-los, não importa por quantos” – concluiu Moreno Teixeira.
📸 Vitória SC
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.