Com coragem, com a mesma determinação e a mesma vontade de jogar futebol e contribuir para um espectáculo carregado de emoção.
Se assim não for, Moreno Teixeira ficará desiludido com a sua equipa. Defende que a coragem é um atributo que os seus jogadores demonstram em campo.
Ao longo das 11 jornadas já disputadas a equipa revela também prazer em jogar à bola. E só com coragem pode fazê-lo.
É evidente que a classificação e os 20 pontos já conquistados, fortalecem a moral da equipa e arreganha o seu espírito colectivo.
É isso que espera que o Vitória volte apresentar, agora em Alvalade. “Não queremos – sustenta – ser diferentes do que temos sido até agora. A única forma de o grupo me desiludir é se formos diferentes do que temos sido, nunca por um passe errado ou um golo falhado em cima da linha. Só me vou desiludir sim se não tivermos a coragem que temos demonstrado”.
À frente do Sporting na classificação, Moreno repete que “dá-me gozo ganhar, para o qual trabalhamos durante a semana”. E se o fizer frente aos leões que estão no 6º lugar tanto melhor.
“Sabemos o que vamos encontrar” – diz Moreno sobre o seu adversário. Afasta a ilusão de que o Sporting não vive um bom momento. Mas reconhece-lhe dimensão e valor como “a melhor senão das melhores equipas do campeonato”.
E reconhece Rúben Amorim como um dos melhores treinadores portugueses. “Não precisa da minhas palavras de conforto para nada” e “nós poderemos e queremos conquistar mais três pontos, se não o conseguirmos que seja por mérito do adversário e não por receio nosso”.
SPORTING CP – VITÓRIA SC \ 05 DE NOVEMBRO \ 20H30
Portanto, à partida o jogo será complicado mas são 11 contra 11 dentro do campo e tudo pode acontecer.
Moreno falou de dois jogos já disputados, um com o Braga e outro com o Benfica. Terão tido influência no crescimento da equipa e na afirmação dos seus jogadores?
Admite tão só que “são uma referência e preparamos o jogo com o Sporting, lembrando-nos do que fizemos contra as duas equipas que vão na frente da Liga”.
O treinador revela que “a nossa resposta nesses dois jogos, que não ganhamos, obriga-nos a pensar que temos a obrigação de ir a casa do Sporting lutar para ganhar o jogo. Se trazemos um ponto ou os três depois veremos”.
Contra o Sporting agora de Marcus Edwards e Rochinha, Moreno conclui que “estamos a trabalhar bem, nós, enquanto grupo, a família vitoriana” porque o Vitória está um lugar acima na classificação.
GRÁFICO DE FORMA VITÓRIA SC:
O Vitória jogará em Alvalade com apenas dois jogadores que lá estiveram na época passada. “Não será fácil ganhar quando fizemos uma reformulação tão grande”. Mas isso não será impedimento para lutar pelo triunfo.
André Silva regressa aos convocados e viajará com a equipa, tal como Bruno Gaspar. Afonso Freitas e Zé Carlos também estão aptos para entrar num bom jogo, entre “duas equipas com que podem produzir futebol positivo”. E continuar a crescer porque “é assim que os preparamos para o futuro”.
“Podemos ter de passar mais tempo no nosso meio campo defensivo, mas também vamos ter oportunidades e fazer golos. Espero que seja um bom jogo e que possamos conquistar os três pontos”, afirma Moreno.
“O que tenho dito aos jogadores é que não podemos perder o nosso foco”.
Estar tantos jogos sem perder significa para o treinador “estabilidade”, essencial a qualquer grupo de trabalho. Depois das dúvidas que existiam à volta deste grupo, com mudanças no plantel e na equipa técnica. “O que tenho dito aos jogadores é que não podemos perder o nosso foco”, também para que “nos olhem de forma diferente”.
“Estivemos três jornadas consecutivas sem perder, foi muito mau para mim, e não queremos voltar a esse registo”. Moreno quer a mesma humildade e não quer os jogadores “a pensar que já somos alguém”, concluiu.
📸 Vitória SC
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.