12.3 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 30, 2024

PAN: comissão concelhia pede mais atenção com ementas das escolas

Economia

O PAN Guimarães declara que gostaria que o executivo vimaranense desse mais atenção à qualidade e sustentabilidade das ementas escolares. O partido já questionou a autarquia acerca do caderno de encargos actual das cantinas escolares. 


Sob o pretexto de se celebrar o Dia Mundial da Alimentação em Outubro (dia 16), a comissão concelhia do PAN alerta para a necessidade de mudar hábitos alimentares.  

Em comunicado, o partido informa que “os padrões alimentares dos portugueses são insustentáveis e a nossa alimentação pesa mais de 30% na pegada ecológica” sendo esta percentagem superior à representada pelos “transportes ou o consumo de energia, o que faz de Portugal um dos países do mundo com a maior pegada alimentar per capita”.

“Os estudos mostram ainda que há uma percentagem crescente de jovens com excesso de peso”.

No que diz respeito à saúde, a comissão concelhia dá conhecimento que “os estudos mostram ainda que há uma percentagem crescente de jovens com excesso de peso”. Segundo o relatório Balança Alimentar Portuguesa para 2016-2020 do INE, mencionado no comunicado, “o consumo de carne entre os portugueses é quatro vezes superior ao recomendado na Roda dos Alimentos”, relata o partido. 

O porta voz do PAN Guimarães, Rui Rocha, afirmou que, pelas razões mencionadas “mas também porque é urgente mudarmos para padrões alimentares saudáveis, nutritivos e sustentáveis, do ponto de vista social, económico e ambiental, entendemos que deve ser dada mais atenção pela Câmara à qualidade e sustentabilidade das ementas, incluindo as dietas vegetarianas e veganas, nas cantinas das escolas”

📸 Direitos Reservados

O representante do partido sublinhou, ainda, que as ações de sensibilização “devem ser complementadas com medidas concretas que devem, por um lado, combater a ideia errónea, mas muito difundida, que os vegetarianos só comem salada e, por outro lado, mostrar que podemos perfeitamente alternar pratos de carne ou peixe com pratos vegetarianos e/ou veganos, sem perdemos o prazer de comer”

A comissão concelhia do PAN garante já ter questionado o executivo vimaranense sobre se o caderno de encargos actual das cantinas escolares da responsabilidade da Câmara Municipal “inclui preocupações com a qualidade e a sustentabilidade das ementas, no sentido de se ajustarem hábitos, que são insustentáveis e pouco amigos da saúde e do ambiente”.

O partido afirma ainda não ter obtido resposta por parte da autarquia. 

📸 GA!

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias