Os optometristas Carlos Silva e António Baptista, ligados à UMinho, lançaram um livro que visa dotar os profissionais da área com soluções simples, práticas e económicas, incluindo muitos materiais e testes.
Neste Guia Prático de Terapia e Treino Visual facultam-se, a um nível profissional, soluções simples, práticas e económicas, que permitam transpor as principais barreiras para a realização da terapia e treino visual.
“Esta é a estreia bibliográfica em Portugal ao nível de terapia visual, treino visual e optimização de capacidades visuais”, afirma António Baptista, professor da Escola de Ciências da Universidade do Minho e investigador do Centro de Física.
Este livro destina-se a optometristas, oftalmologistas, ortoptistas, psicólogos, enfermeiros e preparadores físicos.
Nos cinco capítulos que compõem a obra, abordam-se temas-chave como os movimentos oculomotores, a acomodação, a visão binocular, a ambliopia, sem se esquecer as noções fundamentais de terapia e treino visual e materiais para terapia (bola de Marsden, lentes, matrizes), apresentando, no final de cada capítulo, perguntas de escolha múltipla para revisão dos conteúdos.
Terapia visual com bons resultados
“Diversos problemas de visão podem ser resolvidos através de terapia visual e com resultados muito bons, como na insuficiência de convergência e na insuficiência de acomodação, condições com prevalência elevada e que provocam sintomas como fadiga ocular, visão turva, visão dupla e dores de cabeça, principalmente em actividades de visão próxima (leitura, escrita, trabalho de secretária/computador)”, frisa António Baptista.
Licenciado e doutorado na área de Optometria, respectivamente pelas universidades do Minho e de Manchester (Inglaterra), actualmente, é docente e investigador na UMinho. Os seus principais interesses situam-se na optimização de capacidades visuais em indivíduos com necessidades visuais específicas e em temas de epidemiologia relacionados com a visão.
“Os exercícios de terapia usados no livro são standard, mas existem milhares deles”.
Como professor da disciplina de Terapia Visual no mestrado em Optometria Avançada, sentiu necessidade aprofundar conhecimentos e escrever o livro: “As próprias aulas foram um balão de ensaio para afinar a linguagem, a estrutura e entender se os conteúdos eram percebidos. Os exercícios de terapia usados no livro são standard, mas existem milhares deles, sendo uma dificuldade para os profissionais escolhê-los e integrá-los para resolver as várias condições visuais, logo este livro é uma grande ajuda”.
O coautor, Carlos Silva, é licenciado e mestre na área da Optometria pela UMinho. Nos últimos 20 anos, além da actividade optométrica generalista, tem-se dedicado à terapia e treino visual. Com publicação de artigos em revistas internacionais na área da Optometria e das Ciências da Visão, tem sido, também, uma presença assídua em palestras e congressos da área e autor do portal vermaislonge.pt.
Considera-se um “optometrista comportamental”, pois na visão avalia “funções ópticas, mas também movimento, postura, relações espaciais, linguagem, processamento da informação”. Usa a terapia visual para prevenir e corrigir distúrbios como estrabismo e ambliopia, além de “melhorar a função visual de quem tem problemas de aprendizagem ou de desempenho desportivo”.
O objectivo de Carlos Silva, com este livro, é combater mitos sobre a terapia visual, como alegadamente não estar cientificamente provada, ser similar a exercícios oculares em revistas, não ser aplicável em adultos e ser cara.
📸 UMinho
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.