Música, produtos regionais, comida, vinhos e cervejas artesanais fizeram parte da ementa dos três dias do evento.
O Couros Fest procurou “contribuir para a dinamização e diversificação de actividades em Guimarães”, segundo a organização.
Hugo Rodrigues, um dos organizadores, revela que a ideia partiu do conceito de sunset market, a junção de música com mercadores, tendo o Instituto de Design como palco.
Esta iniciativa diferenciou-se por promover artistas, mercadores e produtores de vinho locais, assim como dar destaque à cerveja artesanal nacional e a representantes internacionais.
A organização teve o cuidado de, mais do que patrocinadores, seleccionar parceiros estratégicos da cidade. “O objectivo era chegar junto do parceiro e explicar-lhes o conceito do projecto no sentido de que todos fizéssemos parte e trabalhássemos para o mesmo”.
O Instituto de Design, Quinta dos Ingleses, Ramada, Easy Gigo, Corpo Perfeito, Guimacril e Linhas Afemar foram os parceiros escolhidos.
Foi possível encontrar no evento comida portuguesa e asiática, mercearia ecológica, artesanato, bijuterias e plantas.
Diversas marcas regionais, entre também se mostraram como a Anartesania, cerveja Nortada, DCN Beers, Avô Granel, Tita, Camionete, Casa de Sezim, Quinta Pousada de Fora e Quinta dos Ingleses.
Quanto à programação, “a selecção dos artistas foi de encontro a trazer um pouco de tudo”, esclarece Hugo Rodrigues.
📸 Filipa Ribeiro
No primeiro dia do festival privilegiaram um género mais alternativo, enquanto que no segundo procuraram ter mais estrutura dando palco a artistas com mais experiência, desde o rock à música electrónica.
No terceiro e último dia, ainda que curto, contou com música brasileira, DJ set e uma banda local.
Entre as actuações, destaca-se o lançamento do single de estreia dos Ledher Blue, banda vimaranense formada por dois amigos de infância, e uma sessão de jam com o trio (Con)Fusion.
O Couros Fest incluiu ainda actuações de Xica, Homem Arranha, Ugly Bald, G. Edgar, Fred, Matrix: badTrip, João., John Ascia, Double Standards, Pagonejo Europa e Trocado.
Quando questionado sobre perspectivas para o futuro do Couros Fest, Hugo Rodrigues explica que, apesar de tudo ter acontecido muito rápido, em conjunto com o seu sócio, sentiram que no primeiro dia “nasceu um bebé”.
Ao longo do fim de semana quiseram “alimentá-lo” para que, futuramente, possam fazer algo deste género, numa escala maior, e continuar a promover marcas, produtos e artistas vimaranenses.
“O nosso objectivo, no fundo, é proporcionar, cada vez mais, um bom ambiente, melhores programas e melhores condições”, termina Hugo Rodrigues.
Com o apoio da Associação do Comércio Tradicional de Guimarães e do Município, o evento nasceu em duas semanas.
“A partir daí foi uma luta constante, mas acho que o resultado está à vista”, concluiu.
📸 Filipa Ribeiro
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