Com o aligeirar das limitações, eis que estamos de volta ao convívio saudável e aos momentos de socialização. Após 2 anos de grandes limitações, em que muitas vezes nos tivemos de reinventar e descobrir novas formas de realização de iniciativas, entramos no verão e na época de celebração.
O Vale de São Torcato é o palco de celebração por excelência. Desde as celebrações religiosas, o Linhal da Corredoura, a Romaria Grande, os festivais de folclore do grupo Folclórico de São Torcato e o Fest’in folk promovido pelo grupo Folclórico da Corredoura e a Festa da Juventude, são grandes momentos do cartaz cultural e tradicional de São Torcato e da região.
Temos ainda a Feira da Terra que é uma certeza já no cartaz de eventos do concelho de Guimarães. Promovida pela ADCL desde 1994, decorreu este ano a XXVI edição, que com grande expetativa iniciou mais uma vez no segundo fim de semana de julho.
Grandes expetativas que foram cumpridas e ultrapassadas, depois de um interregno de 2 anos, voltou em força para uma enorme adesão de público e dos expositores.
A ADCL tem contribuído para um evento que dinamiza de forma substancial toda a economia local, com a atração de um número de visitantes que ultrapassa os 50 mil ao longo dos 4 dias de realização.
Traz até ao terreiro da Irmandade de São Torcato um cartaz cultural ímpar, aliado à promoção da cultura e das tradições com as atividades para um público dos 8 aos 80.
Momentos únicos e especiais que são o culminar de um trabalho da ADCL através dos seus trabalhadores, complementado com o apoio de patrocinadores e instituições locais e do Município de Guimarães.
São estes eventos que tornam atrativos os territórios e criam a identidade das populações, permitindo o enraizamento social e cultural. Identifica com os territórios toda uma série de iniciativas e torna possível o desenvolvimento, não só social, mas também económico, de forma sustentada e sustentável.
Eventos que ultrapassam os limites de uma vila, e que projetam a imagem de toda uma região, criando uma marca que marca quem visita. É assim a prova que a cooperação e trabalho conjunto trazem benefícios que perduram por muito tempo.
Saibamos construir e cuidar de iniciativas que podem e devem ser de todos.
A par da realização de iniciativas imateriais com forte impacto no presente e no futuro, foi recentemente aprovada a requalificação da escola EB 2,3 do Vale de São Torcato. Este é o maior investimento nesta região das últimas décadas.
A escola é um elemento agregador de uma comunidade, tem um impacto visível em áreas que vão desde a economia até à área social. Trata-se assim, de uma oportunidade de todos para construir desde já o futuro. É na educação que preparamos hoje o amanhã.
A envolvência de toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores, agentes institucionais e Município de Guimarães), foi determinante na elaboração de um projeto que projeta o futuro.
Todos estão disponíveis e prontos para rentabilizar este equipamento.
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.