12.3 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 30, 2024

Optometria: congresso internacional com mais de 400 participantes

Economia

Iniciativa do Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho decorre este Sábado e Domingo, no Altice Forum.


Que impacto tem tido a pandemia na nossa visão? Uma criança pode usar lentes especiais que controlam a miopia? E quais são as últimas descobertas que impactam os nossos olhos?

Eis alguns temas do 15º Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão, que se realiza este fim de semana, no Altice Forum Braga

O evento do Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) é uma referência na Península Ibérica e junta mais de 400 profissionais, estudantes e investigadores, além de oradores de sete países.

O programa começa às 9h00, com uma dezena de palestras, casos clínicos e a exposição de posters.

A abertura oficial é às 14h30, com declarações do vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, Eugénio Campos Ferreira, do vice-presidente da ECUM, Hernâni Gerós, do director do Centro de Física, Luís Rebouta, e ainda do professor João Linhares, da comissão organizadora do evento.

Seguem-se as conferências O que diz o olho ao relógio, por Manuel Spitschan (Universidade Técnica de Munique, Alemanha), Visão e quedas, por David Elliot (Universidade de Bradford, Inglaterra), e Avaliação visual de pacientes implantados com lentes intra-oculares, por Miguel Faria Ribeiro, da Universidade do Minho.

Ao longo dos dois dias vão ser abordados outros temas emergentes, nomeadamente a influência das novas tecnologias no sistema visual, a detecção rápida se a pessoa vê mal, a estimulação magnética transcraniana de quem tem olho preguiçoso, a reabilitação após o transplante de córnea, a espessura da lágrima ocular, a realidade virtual como terapia, a avaliação de casos de estrabismo ou até a importância da nutrição para os nossos olhos.

O encerramento é no Domingo, às 17h00, incluindo a entrega de prémios e diplomas aos autores das melhores comunicações.

O congresso tem forte apoio do tecido empresarial, com as principais empresas representadas em stands. A formação ministrada na iniciativa tem acreditação da Comissão de Formação Contínua de Optometria da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria.

📸 UMinho

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias