As comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência serão assinaladas com a apresentação do livro “Cicatrizes no Corpo e na Alma”.
Cândida Proença é a autora do livro que será apresentado no Paço dos Duques, amanhã, 3 de Dezembro. E com o qual se iniciam as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Depois, à tarde, uma comitiva do Vitória Sport Clube vai encontrar-se com os utentes do CAO e do Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.
Os utentes das instituições de apoio à deficiência do concelho e os alunos dos agrupamentos de escolas terão a oportunidade de entrar no relvado com os jogadores das equipa B, no jogo, Vitória-Felgueiras e da equipa A, no jogo Vitória-Tondela, nos dias 5 e 12 Dezembro.
O programa das comemorações contempla ainda, durante o mês de Dezembro, de sessões nas escolas “Trocar por Miúdos”, realizadas pela Plural & Singular. Estas sessões irão trabalhar com os alunos conceitos como a Equidade, Diversidade e Comunicação Acessível.
A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade é o lema deste ano das Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que à semelhança de anos anteriores são organizadas pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência – órgão informal de debate, consulta e informação que funciona com o apoio do Município, integrado pelas instituições e agrupamentos de escolas que no concelho desenvolvem actividade da área da de deficiência.
Uma campanha de Angariação de Brinquedos pelos agrupamentos de escolas de Abação, Fernando Távora, Taipas e Cercigui, que reverte a favor do Laboratório de Robótica e Electrónica Industrial da Universidade do Minho, que, conforme já é habitual, no mês de Dezembro, faz adaptação de brinquedos para crianças com necessidades especiais foi o primeiro acto destas comemorações que começaram a 1 de Novembro.
Ainda durante o mês de Novembro, iniciaram-se nas escolas e instituições de apoio à deficiência, Oficinas Criativas, dinamizadas pelo músico Marco Génio com o objectivo de construir um tema musical e vídeo clip dedicado à deficiência que irá integrar o seu próximo álbum, intitulado CAUSAS.
No âmbito desta actividade organizada pela Universidade do Minho, as crianças e os jovens poderão ter a oportunidade de efectuar uma visita à “Fábrica de Adaptação de Brinquedos”, no dia 9 de Dezembro, na Sociedade Martins Sarmento.
📸 Direitos Reservados
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.