Pode ouvir-se e ver-se, a Outra Voz e “Os que Nele Habitam”, no Domingo, à noite, no Centro Cultural Vila Flor, a partir das 21h00.
O cartaz diz que é “uma exibição de um filme que será perfomado e musicado ao vivo”. É mais um trabalho performativo e vocal com pessoas que gostam de cantar espontaneamente.
Agora, a forma de filme foi escolhida pelos responsáveis para construir o projecto “Os que Nele Habitam”.
Pedro Bastos é o seu realizador, os personagens são os que incorporam o “Outra Voz”, um grupo regionalmente diversificado, composto de gente, quase anónima, das freguesias de Guimarães, que aceitam ser parte de um trabalho performativo e vocal que culmina numa apresentação no próximo Domingo.
“Os que Nele Habitam”… é uma criação nova, que ganhou forma em plena pandemia. É um trabalho artístico que junta em palco cerca de 100 participantes. É fruto de “todos os sentires e de todas as partilhas” e resultado de cartas que se trocaram, de conversas que se gravaram e ideias sublinhadas e que foram transportadas para o guião de “Os que Nele Habitam”.
O espectáculo tem um duplo trabalho: um perfomativo e musicado, ao vivo, pelo Outra Voz; e outro filmado, capaz de, na visão de Rui Souza, o seu director artístico, cruzar a ficção e a realidade.
Na sinopse que lhe deu forma, escreve-se que depois de se ver “Os que Nele Habitam” se perceba melhor como é importante tomar consciência do mundo e dos que nele habitam.
Sobre o Outra Voz é bom lembrar que é um grupo da comunidade dedicado à expressão e exploração vocais, a partir da música de tradição e transmissão oral.
A partir da área de Comunidade da programação da Guimarães 2012, foi criado em 18 de Julho de 2010 e constitui o único projecto artístico que se manteve para além da Capital Europeia da Cultura de boa memória.
Constituída em 2013 como associação cultural, a “Outra Voz” tem a sua actividade regular de ensaios distribuída por diferentes freguesias do concelho de Guimarães (Briteiros, Lordelo, Nespereira, Pevidém, S. Torcato e Academia de Bailado de Guimarães).
Com uma formação de cerca de uma centena de participantes, o “Outra Voz” é um ponto de encontro, mas também um genuíno fenómeno de autonomia e auto-organização efectivamente comunitária.
A rede comunitária que tem vindo a estabelecer ao longo dos seus mais de dez anos de actividade ininterrupta, centra-se na entre-ajuda, no sentido da construção de apresentações dignificantes e promotoras do debate sócio-cultural na comunidade.
Os bilhetes para a estreia do filme “Os que Nele Habitam” estarão disponíveis no dia do evento, 31 de Outubro, após as 20h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. O valor do ingresso é 3,50€ e os sócios do Cineclube de Guimarães têm entrada gratuita.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.