CIM do Ave: detecção e combate à vespa velutina começa em 2022

Data:

É um projecto que abrangerá o território dos oito Municípios da CIM do Ave e custa cerca de 200 mil euros.


A Comunidade Intermunicipal do Ave, candidatou-se ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), com um projecto destinado a detectar e combater a vespa velutina, popularmente conhecida por vespa asiática.

Sendo o território do Ave uma região de “grande incidência” deste flagelo, uma vez que se detectaram milhares de ninhos de vespas registados nas plataformas utilizadas para o efeito, como a SOSvespa, e, mais recentemente, a STOPvespa, a CIM do Ave resolveu intervir colectivamente.

Em causa, estava “o aumento progressivo do avistamento de vespas velutinas e dos seus ninhos”, facto que se tornou “num factor de enorme apreensão para as populações, para além de ser causador de enormes prejuízos para os apicultores da região”.

Esta resposta conjunta dos Municípios do Ave permite a adopção de medidas alinhadas com o Plano Nacional de Acção para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal, cujos objectivos estão há muito definidos e assentam em três grandes eixos: prevenção, vigilância e controlo.

O projecto prevê a implementação de uma rede de armadilhas no território, a aquisição de equipamentos para captura e destruição de ninhos, capacitação técnica operacional e, ainda, a realização de uma conferência para discussão da temática da vespa velutina e os seus impactes na região.

No entanto, só a partir do início do próximo ano é que este projecto começará a ser implementado.

📸 iniav

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

CIM do Ave: Conselho Inter-municipal é presidido por Mário Passos

O novo conselho inter-municipal da Comunidade Inter-municipal do Ave...

CIM do Ave: um boletim trimestral transparente e próximo dos cidadãos

Dar conta das actividades e projectos inter-municipais é o...

Ave: investimentos consolidam a Inovação e Competitividade regional do território

A CCDR-Norte reuniu com a Comunidade Inter-municipal do Ave,...

Campanha digital: Sapadores do Ave sensibilizam para prevenção de Incêndios

A Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Inter-municipal (CIM)...