900 Anos: ‘Investidura de D. Afonso Henriques’ em colóquio internacional

Data:

‘Gestualidade Feudal. Após 900 Anos da Investidura de D. Afonso Henriques (Zamora, 1125)’, identificará o colóquio que se vai realizar na Sociedade Martins Sarmento (SMS), a 14 e 15 de Novembro (Sexta-feira e Sábado).

Neste encontro científico será evocado um dos momentos mais simbólicos das origens da monarquia portuguesa: a investidura cavaleiresca do jovem Afonso Henriques, celebrada na catedral de Zamora, no Pentecostes de 1125.

O Município de Guimarães promove este evento com o apoio de várias instituições científicas e académicas, integrando-o nas comemorações dos ‘900 Anos da Batalha de São Mamede (1128–2028)’

Vai reunir investigadores portugueses e espanhóis e fomentará um diálogo entre a história, a arte e a cultura medieval, explorando o universo simbólico, ritual e político da sociedade feudal. 

Sociedade Martins Sarmento continua a ser palco de eventos de importância histórica. © Direitos Reservados

A investidura de D. Afonso Henriques marcou o início de uma notável trajectória militar e política. Este colóquio propõe-se, assim, revisitar o significado desse acto – tanto como rito de passagem como instrumento de legitimação do poder régio -, abordando as múltiplas dimensões da gestualidade feudal: as cerimónias de cavalaria, os rituais de sagração, os juramentos de vassalagem e as encenações que moldaram a cultura política da idade média.

O programa estende-se por duas jornadas de reflexão, com quatro conferências principais e oito comunicações temáticas, abordando temas como as expressões simbólicas da realeza, as relações entre Portugal, Leão e Castela, e o papel da arte e da literatura na construção da imagem do rei cavaleiro. 

Entre os conferencistas convidados destacam-se Fernando López Alsina, José Carlos Ribeiro Miranda, Stefano Cingolani e Adelaide Miranda, cujas intervenções propõem novas leituras sobre o reinado de D. Afonso Henriques e o contexto peninsular do século XII. 

Com esta iniciativa, pretende-se celebrar e compreender o mundo simbólico e ritual da cavalaria medieval, reflectido nas crónicas, iluminuras e esculturas entre os séculos XI e XIII. O colóquio insere-se num ciclo mais amplo de eventos que evocam os 900 anos da fundação do reino e a figura do seu primeiro monarca. 

Inscrição: aqui.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...