A cerimónia oficial da comemoração do 25.º aniversário da Polícia Municipal contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara. E decorreu no largo José Maria Gomes, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
A imposição de divisas e a atribuição de medalhas aos agentes, mobilizou vereadores e deputados presentes. A medalha comemorativa do 25.º aniversário foi entregue a individualidades que desempenharam um papel relevante no apoio e facilitação da actuação da corporação.
O comandante da Polícia Municipal, Daniel Oliveira, salientou a qualidade do serviço de proximidade que é prestado pela corporação, hoje um efectivo fundamental de apoio à população, e deixou clara a necessidade de um aumento do número de agentes para dar “melhor resposta às crescentes solicitações dos cidadãos”.

O vereador do pelouro, Nélson Felgueiras endereçou os parabéns a todos os agentes da Polícia Municipal, reforçando a mensagem anterior, que atribui ao colectivo de efectivos que trabalham diariamente no concelho de Guimarães para garantir um leque de serviços que decorrem da sua génese e da descentralização de competências, nomeadamente na fiscalização municipal, trânsito e mobilidade, protecção e segurança pública, apoio a actividades municipais, e sensibilização cívica, sempre em colaboração com outras entidades, entre as quais os serviços autárquicos, a PSP e a GNR.
Domingos Bragança, enalteceu o serviço prestado por todos os agentes da Polícia Municipal, que todos os dias fazem por cumprir as suas responsabilidades com zelo e brio profissional. Considerou muito importante o trabalho que é realizado na vigilância para a ordem cívica, segurança e tranquilidade de todos.
Um trabalho que o presidente considera essencial para ter uma sociedade confiante e respeitadora – pela importância do civismo no dia-a-dia – e para prevenir comportamentos de risco, reduzindo-se a probabilidade de pequenos delitos evoluírem para situações de maior gravidade. A colaboração com as restantes forças de segurança, PSP e GNR, foi também um dos aspectos que Domingos Bragança não deixou de referir, uma vez que permite uma maior eficácia e eficiência na resposta que hoje as cidades exigem.
A abrir a cerimónia, Marisa Oliveira, na voz, e Simão Neto, no piano, interpretaram o hino de Guimarães, e a encerrar, o hino nacional.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.