UMinho: voo de iniciação para alunos de Engenharia Aero-espacial

Data:

Cerca de 90 estudantes da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aero-espacial da Universidade do Minho realizam o seu primeiro voo em contexto académico este Sábado, dia 27 de Junho, no aeródromo do Alto Minho (Cerval), em Vila Nova de Cerveira. A “janela de voo” vai decorrer das 12h45 às 15h30. No hangar haverá vários ultra-leves prontos para sobrevoar as margens do rio Minho, com o apoio de pilotos e engenheiros.

Neste Programa de Adaptação ao Meio Aéreo (“PAM Aero”), os estudantes testam a nível prático o que aprenderam na teoria, resume o director do mestrado de Engenharia Aero-espacial, Gustavo Rodrigues Dias. Os alunos, na maioria do 1.º ano, vão ainda interagir com os profissionais do aeródromo para projectos desenvolvidos em contexto de aula.

Os voos de iniciação para os alunos de Engenharia Aero-espacial já são uma rotina. © Direitos Reservados

Na licenciatura – curso com a terceira nota mínima de entrada mais alta do país (18,85 valores) -, uma das disciplinas tem vindo a desafiar os estudantes com projectos de concepção e construção em parceria com o sector: em 2024, criaram um planador com materiais em fim de vida em parceria com empresas locais; em 2025, estudaram e afinaram um planador de aeromodelismo; em 2026, os alunos lançarão um balão atmosférico que recolherá informação atmosférica até aos 36 quilómetros de altitude.

Lançamento de mini-foguetes

Já os alunos do 2.º ano construíram este ano lectivo mini-foguetes com altitude máxima de 400 metros e tempo de voo até dois minutos com aterragem por paraquedas. A turma dividiu-se em seis grupos e os respetivos rockets serão lançados às 16h00, também no Cerval. O momento prevê a presença do presidente do Município de Cerveira, Rui Teixeira, e do Município de Valença, José Manuel Carpinteira.

A agenda dos alunos no aeródromo inclui ainda, na parte da manhã, as boas-vindas pela pró-reitora Sandra Dias Fernandes, o lançamento de um balão atmosférico, uma palestra sobre limitações humanas no ambiente aeronáutico, um workshop sobre desafios da acrobacia aeronáutica e uma aula de mecânica aeronáutica.

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

UMinho: ‘Noite Europeia dos Investigadores’ para falar de ciência

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM)...

UMinho: Rui L. Reis reconduzido na presidência do I3Bs

O professor catedrático Rui L. Reis foi reconduzido esta...

UMinho: equipa do LAR vice-campeã do mundo em robótica

A equipa do Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Escola de...

UMinho: Dava Newman, figura da engenharia aero-espacial em Guimarães

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), acolhe, amanhã, Quinta-feira...