A UMinho Editora assinalou os 100 títulos publicados e os sete anos de actividade, comprometida a levar o conhecimento científico ao público em geral. Todos os volumes têm acesso livre online (somam-se quase 500.000 downloads) e diversos estão também em papel, através dos portais Loja do Paço, FNAC, Amazon e Google Play.
Desde o primeiro livro, ‘Abrir ‘o Paço’ à Cidade’, de Maria Manuel Oliveira, sobre o edifício que sedia a reitoria da UMinho e a Biblioteca Pública de Braga, até ao recente ‘Research and Innovation 2023-2024’, sobre o impacto da I&D desta academia, saíram obras de mais de 200 autores, sobretudo de Portugal mas também de todo o mundo, distribuídas por sete colecções temáticas. Os três livros mais procurados são ‘Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspectivas Globais’, ‘Dizer o Direito: o papel dos tribunais no século XXI’ e ‘Essentials of computing systems – 2.ª edição’, o que revela a diversidade de áreas ao dispor.
A UMinho Editora é reconhecida pelo European Diamond Capacity Hub, ao disponibilizar conteúdos sem custos para autores e leitores, e está associada a quatro indexadores: Web of Science, Directory of Open Book Access, Dialnet e Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico. É igualmente parceira editorial da Fundação Mestre Casais, do Centro de Investigação em Justiça e Governação, do Centro de Investigação em Educação, do Centro de Estudos da Criança, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do Laboratório de Paisagens, Património e Território.
“Agradecemos aos autores, leitores, revisores e parceiros que constroem connosco a UMinho Editora e tornam possível a divulgação do conhecimento científico”, refere o director dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, Eloy Rodrigues.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




