UMinho: Alberto Martins é presidente do Conselho Geral

Data:

O advogado, professor e político Alberto Martins é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, o órgão máximo de governo e decisão estratégica desta academia. A sua eleição e tomada de posse decorreram Sexta-feira, durante a reunião deste órgão, no salão nobre da Reitoria, em Braga.

O Conselho Geral da UMinho tem 23 elementos, sendo 12 representantes de professores e investigadores, quatro representantes de estudantes, um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão e, ainda, seis personalidades externas, dentre as quais se elegeu a presidência. Este órgão vincula a sua acção à realização da missão da UMinho e do interesse público, tendo já sido liderado por Luís Braga da Cruz (2009-2013), Álvaro Laborinho Lúcio (2013-2017), Luís Valente de Oliveira (2017-2021) e Joana Marques Vidal (2021-2024).

Equipa do Conselho Geral da UMinho. © Direitos Reservados

Alberto de Sousa Martins nasceu a 25 de Abril de 1945, em Guimarães. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e presidiu a Associação Académica de Coimbra em 1969, eleito numa lista que interrompeu quatro anos de comissões nomeadas pelo governo de Marcelo Caetano. Foi responsável pelo desencadear da conhecida “crise académica de 1969”, acção de protesto que esteve na origem da sua prisão. Após a Revolução de Abril, foi deputado da Assembleia da República durante 30 anos, bem como líder da bancada parlamentar do PS, Ministro da Reforma do Estado e da Administração Pública e Ministro da Justiça.

Publicou os livros ‘Novos direitos do cidadão’, ‘Direito à cidadania’ e ‘Peço a Palavra’, entre outros. Foi também agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e, este ano, com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Gualterianas: entre a folia e o religioso em tempo de (muito) calor

Esta edição das festas da cidade, têm uma condicionante:...

Contextile: ‘Ciclos – no território têxtil de Guimarães e Vale do Ave’

A plataforma Magic Carpets, da qual faz parte a...

Gualterianas: Guimarães celebra o Fado com três noites imperdíveis no Largo de Donães

No âmbito das Festas da Cidade e Gualterianas, a Associação...

Artesanato: uma feira para ver a criatividade daqueles que vivem com arte manual

O tempo não está para feiras, durante o dia,...