São Torcato: mais de duas mil árvores plantadas na Pedra Fina

Data:

É mais uma acção em que o tecido empresarial se envolve nas acções de acção climática. E já lá vão três anos. 

A Win Win Textiles, com o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem, promoveu uma grande plantação de árvores, integrada na agenda da Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, no âmbito do projecto ‘Guimarães Mais Floresta’.

PUB

Nesta iniciativa de plantar árvores, participaram mais de 25 empresas parceiras, alunos do agrupamento de escolas do Vale de São Torcato, a Junta de Freguesia e contou, ainda, com a participação de jogadores de andebol e do futebol de formação do Vitória Sport Clube.

No total, foram doadas e mobilizadas para plantação 2.122 árvores. Uma parte foi já plantada na zona da Pedra Fina, na freguesia de São Torcato, sendo as restantes encaminhadas para outros locais do concelho que necessitam de re-florestação e reforço de coberto arbóreo, contribuindo para a recuperação ecológica e para o aumento da cobertura arbórea em Guimarães.

“É uma re-florestação de uma zona afectada pelos incêndios, que é, simultaneamente, o local onde era extraído o granito para a construção da Basílica de São Torcato.”

O vereador do Ambiente, Alberto Martins, sublinhou o impacto concreto da acção no terreno e a relevância da iniciativa no contexto de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia: “São iniciativas fundamentais. Em ano de Capital Verde, a importância que Guimarães dá à sustentabilidade e à sensibilização aproxima-nos das pessoas e consubstancia, no terreno, realizações práticas. É uma re-florestação de uma zona afectada pelos incêndios, que é, simultaneamente, o local onde era extraído o granito para a construção da Basílica de São Torcato”.

É cada vez maior o envolvimento de pessoas e instituições na implementação de acções climáticas. © Direitos Reservados

Também Lars Skou Gøtterup, responsável da Win Win Textiles, destacou a necessidade de acções mais frequentes e participadas: “Precisamos de acelerar a transição verde e mais eventos como este mostram que é com as mãos na terra que se alteram as coisas. E o tecido empresarial também tem esta responsabilidade social”.

Este momento de mobilização comunitária reforça a ligação entre educação, sector empresarial e acção climática, demonstrando como a sustentabilidade se constrói com participação e compromisso colectivo. Com cada árvore plantada, Guimarães dá mais um passo rumo a um concelho mais resiliente, saudável e sustentável.

PUB

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Vitrus: fiscalização ambiental registou 616 ocorrências em 2025

O balanço da actividade do serviço de fiscalização ambiental,...

CVE 2026: Ricardo Araújo quer Guimarães “uma cidade mais verde, mais justa e mais resiliente”

Guimarães passou a respirar o ar da Capital Verde...

CVE 2026: actividades em todo o concelho

Após a inauguração oficial de Guimarães 26 - Capital...

Vitrus Ambiente: recolha de resíduos orgânicos ultrapassou as 7 mil toneladas em 2025

A recolha de mais de sete mil toneladas de...